O centenário de Roberto Silveira, o “governador popular”

Proeminente líder trabalhista, cotado para suceder Jango na Presidência da República, morreu cedo (dos 37 para 38 anos), mas sua gestão no Estado do Rio de Janeiro deixou legados até hoje marcantes. Veja vídeo e documentário


Do site Toda Palavra* | De Niterói (RJ)

Neste domingo, 11 de junho, o ex-governador e líder trabalhista Roberto Silveira, uma das maiores expressões políticas do Estado do Rio, faria 100 anos.

Ele nasceu em 1923 na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, divisa com o Espírito Santo, no Noroeste fluminense, e ainda jovem veio para Niterói, onde cursou a Faculdade Fluminense de Direito e iniciou a sua meteórica carreira política.

Amigo e correligionário de Leonel Brizola e João Goulart, Roberto Silveira conquistou, em curso espaço de tempo, uma posição de liderança nacional dentro do antigo PTB de Getúlio Vargas, chegando a ser cotado, juntamente com Brizola, como um possível nome para a sucessão de Jango – o que jamais aconteceria, tanto pela deposição do presidente pelo golpe militar de 1964 quanto, três anos antes, pela trágica morte do governador fluminense em Petrópolis, após a queda do helicóptero em que ele acabara de decolar do Palácio Rio Negro.

O ex-prefeito de Niterói e atual Secretário Executivo da prefeitura do município, Rodrigo Neves, que abraçou a bandeira do trabalhismo após ingressar no PDT, partido pelo qual disputou o governo do estado no ano passado, lembrou o centenário do líder trabalhista:

“Hoje, 11 de junho , celebramos o centenário do Governador Roberto Silveira, uma grande liderança que nosso estado teve. Vindo de Bom Jesus de Itabapoana, do interior fluminense para Niterói , foi líder estudantil no Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito de Niterói e da juventude do PTB . Deputado Estadual e Vice Governador. Um realizador trabalhista que nos deixou cedo demais aos 37 anos em 1961, mas apesar disso deixou um grande legado no Estado do Rio de Janeiro.

O desastre de helicóptero que o vitimou abalou todo o Brasil, pois em apenas dois anos enquanto Governador realizou a reforma agrária e o movimento pela educação pública . Tinha grande capacidade de diálogo com todas forças da sociedade e foi Secretário Geral Nacional do antigo PTB .

Viva Roberto Silveira, lutador das causas do povo e do trabalhismo!”

DADOS BIOGRÁFICOS

Em 11 de junho de 1923, nasceu, em Bom Jesus de Itabapoana (RJ), o advogado e político Roberto Silveira, formado pela Faculdade de Direito de Niterói (UFF).

Foi Vice-governador (1955-1958), tendo recebido mais votos do que o governador eleito, Miguel Couto Filho, e Governador do Rio de Janeiro (1959-1961).

Faleceu em 1961, quando o helicóptero da Marinha, que o conduziria de Petrópolis até Santo Antônio de Pádua, caiu. A Comissão Nacional da Verdade (2011-2014) não investigou o ocorrido. Em 2003, foi inaugurado, em Niterói, o Memorial Roberto Silveira, obra de Oscar Niemeyer.

Seu irmão, Badger da Silveira, também foi Governador do Rio de Janeiro (1963-1964), mas acabou cassado pela ditadura militar.

Seu filho, Jorge Roberto Silveira, foi Prefeito de Niterói por quatro vezes (1989-1992, 1997-2000, 2001-2002 e 2009-2012) e ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) por dois mandatos (1979-1983 e 1983-1987).


*Colaborou o professor e historiador Antônio Seixas, organizador do Grupo História Fluminense.


Imagem em destaque: Roberto Silveira, acenando, ao lado de Jango. Foto: acervo; autoria não identificada




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Um comentário sobre "O centenário de Roberto Silveira, o “governador popular”"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 2 =