Unila tem vagas voltadas a indígenas, em 29 cursos de graduação

São 114, dirigidas tanto a povos do Brasil como da América Latina e Caribe. Inscrições, online e gratuitas, devem ser feitas até 2 de junho


Da Unila | De Foz do Iguaçu (PR)

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) oferece vagas a indígenas do Brasil e de qualquer outro país da América Latina e Caribe, anualmente

Para 2025, as inscrições já estão abertas, e se encerram em dia 2 de junho.

As inscrições são online e gratuitas.

Para participar da seleção, os candidatos devem comprovar a condição de residentes em aldeias, comunidades ou grupos indígenas.

E se reconhecerem e serem reconhecidos como membro de um dos mais de 800 povos indígenas existentes atualmente.

Ainda, ter cursado e concluído, integralmente, o ensino médio ou formação equivalente. E ter no mínimo 18 anos ou completar 18 anos na etapa de pré-cadastro.

PASSO A PASSO

Após ler o edital, na primeira etapa, os candidatos devem realizar um cadastro no formulário online, inserindo nome completo conforme consta na cédula de Identidade ou passaporte.

Na segunda etapa, os candidatos devem selecionar a modalidade demanda social, sendo necessário anexar alguns documentos comprobatórios digitalizados, entre eles a declaração de pertencimento à comunidade indígena, que deverá ser assinada por pelo menos uma liderança, conforme anexo do edital.

Cada candidato poderá escolher duas opções de curso.

A avaliação é realizada por meio das notas das disciplinas cursadas no ensino médio, ou equivalente.

De acordo com o edital, o resultado final deve sair no dia 6 de novembro.

A previsão de início das aulas é em março de 2025.

Os candidatos selecionados terão prioridade para receber auxílios estudantis, conforme disponibilidade da pró-reitoria de assuntos estudantis.

SOBRE O PROGRAMA

Realizada desde 2019, esta modalidade específica de ingresso vem ano a ano ampliando o número de estudantes indígenas na Unila.

Atualmente, chega-se ao quantitativo de 165 estudantes indígenas ativos e que ingressaram via tal programa. Eles são originários de 31 povos do Brasil e de diversos países latino-americanos e caribenhos.

Mas há também muitos outros estudantes indígenas que ingressaram na Unila via modalidades Seleção Internacional e Sisu.

COLETIVO

Os estudantes indígenas transformam diariamente a universidade.

Nela já fundaram um coletivo para sua representação política e criaram uma atlética indígena que promove eventos e tem diversos projetos, também fora da Unila.

Embora existam outras seleções voltadas para indígenas no Brasil, a modalidade de ingresso de indígenas da Unila tem particularidades.

Para concorrer a uma vaga, os candidatos não precisam se deslocar para fazer provas ou vestibular.

A seleção é totalmente desvinculada das outras formas de ingresso de estudantes, além de ser 100% online e feita com base nas notas do ensino médio, valorizando os saberes e práticas das escolas indígenas.

“Por meio dessa oferta, a ideia é respeitar a lógica de organização social e territorial dos povos indígenas, cujas identidades se orientam por laços de parentesco entre nações, que extrapolam os limites e fronteiras nacionais”, explica a servidora da Seção de Apoio ao Estrangeiro (SAE), Beatriz de Arruda Dias.

Ela acrescenta: “Outra especificidade é que todos os indígenas que ingressam ganham direito ao acesso a auxílios da assistência estudantil, considerando sua situação histórica de vulnerabilidade social”.


Imagem em destaque: debate sobre ser indígena na universidade, realizado em julho de 2023, com o antropólogo Yuri Tikuna. Foto: divulgação Unila




CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Um comentário sobre "Unila tem vagas voltadas a indígenas, em 29 cursos de graduação"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 1 =