Prazo para regularizar ou tirar título eleitoral termina dia 8

A depender da situação, é possível resolver pela internet. Confira as orientações do TSE; data-limite não será prorrogada


Do TSE | De Brasília (DF)

Termina em 8 de maio o prazo para tirar o título de eleitor, para poder votar nas eleições deste ano.

É a data-limite também para regularizar a situação, pedir transferência de domicílio e atualizar os dados cadastrais. No dia seguinte, o cadastro eleitoral já estará fechado para a preparação da logística de votação das eleições.

Confira as orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE):

– Para saber se está com a situação eleitoral irregular, o/a eleitor/a fazer uma consulta no Portal do TSE (acesse aqui). Ou, se preferir pessoalmente, na unidade da Justiça Eleitoral mais próxima de sua residência (localize aqui).

– Se a sua situação está regular, significa que a inscrição eleitoral está disponível para o exercício do voto; não é necessário tomar nenhuma providência, portanto.

– No entanto, caso a situação apareça como “cancelada”, isso quer dizer que o título de eleitor está indisponível para o exercício do voto.

– É possível resolver pendências pela internet, desde que a eleitora ou o eleitor já tenha biometria cadastrada. Nesse caso, basta acessar o serviço  Autoatendimento Eleitoral, no site do TSE (acesse o link aqui). Mas, se preferir, pode se dirigir a alguma unidade da Justiça Eleitoral.

– Caso a eleitora ou o eleitor não tenha biometria, será preciso se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo para regularizar a situação.

Em 2024 há eleições municipais. O primeiro turno será em 6 de outubro. Em todo o Brasil, mais de 153 milhões de eleitoras e eleitores estarão aptos a escolher, nas urnas eletrônicas, ocupantes dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, em mais de 5,5 mil municípios do país.


Imagem em destaque: sede do TSE, em Brasília. Foto de Alberto Ruy/Secom/TSE




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Um comentário sobre "Prazo para regularizar ou tirar título eleitoral termina dia 8"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 5 =