Feira na Pampulha, em Belo Horizonte, reúne a arte do Jequitinhonha

Em sua 22ª edição, evento deve reunir 90 expositores de 28 municípios e vai homenagear Frei Chico, um dos principais pesquisadores da cultura popular da região


Por Filipe Sartoreto, da Assessoria de Comunicação da ProCult/UFMG | De Belo Horizonte (MG)

Começa nesta segunda, dia 8, e vai até sábado, dia 13, a 22ª edição da Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O evento ocorre na Praça de Serviços do Campus Pampulha, da UFMG, em Belo Horizonte.

A feira apresenta uma amostra representativa da vasta produção de artesanato, arte, bordado, tecelagem e outros bens culturais da região do Jequitinhonha, no Nordeste de Minas Gerais.

A entrada é gratuita e aberta a toda a população.

DIÁLOGO

Todos os anos, a UFMG realiza o evento com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade ao trabalho dos artistas do Vale do Jequitinhonha e ampliar o diálogo de artesãos e artistas com a universidade e a comunidade local.

A iniciativa também amplia as possibilidades de comercialização dos produtos com preços atrativos para os moradores de Belo Horizonte e cidades próximas.

Para a  maioria dos participantes, a feira promovida pela UFMG é hoje o melhor local de vendas em âmbito nacional.

PARTICIPANTES

Em 2023, é esperada a participação de cerca de 90 expositores, representantes de 28 municípios e 45 associações de artesanato do Jequitinhonha.

“Neste ano, voltaremos a realizar a feira em seu período tradicional, que é a semana que antecede o Dia das Mães. Teremos também o retorno de alguns artesãos conhecidos que não puderam vir em setembro de 2022, em razão de compromissos anteriormente assumidos”, explica o produtor cultural Sérgio Diniz, coordenador da feira.

A Feira de Artesanato também terá programação cultural durante toda a semana, com apresentações musicais, exposição e homenagem ao religioso Frei Chico, um dos principais pesquisadores da cultura popular da região, que morreu em janeiro deste ano, aos 83 anos.

Nascido na Holanda, Frei Francisco Van der Poel chegou ao Brasil na década de 1960.

TRAJETÓRIA DE FREI CHICO

O frade franciscano morou durante muitos anos em Araçuaí, município do Vale do Jequitinhonha, e dedicou mais de 40 anos de sua vida a pesquisar a cultura do Vale.

Ele fundou o coral Trovadores do Vale e escreveu “Dicionário da religiosidade popular: cultura e religião no Brasil”, com 8,5 mil verbetes e 350 ilustrações.

O tributo terá apresentações do coral Trovadores do Vale, uma tenda com exposição de objetos, livros e vídeos de Frei Chico e a presença da artesã Lira Marques, mestra de ofício, ceramista e parceira do religioso em suas  pesquisas.

LIRA MARQUES E FREI CHICO

Lira Marques e Frei Chico se conheceram em 1970, quando ela começou a participar do coral Trovadores do Vale.

A artesã logo reconheceu, no repertório do coral, as músicas que ouvia sua mãe cantar e passou a ajudar o frade nas pesquisas e registros das diferentes manifestações artísticas da população do Vale do Jequitinhonha.

O resultado dessas mais de quatro décadas de dedicação da dupla está nas mais de 1 mil páginas do Dicionário da religiosidade popular. Exemplares da obra serão colocados à venda na feira, trazidos pelo Museu de Araçuaí – um presente de Frei Xico e Lira Marques.

——

PROGRAMAÇÃO | 22ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG

8 a 13 de maio
Praça de Serviços do campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627, Pampulha)
Segunda a quarta e sexta-feira, das 9h às 18h; quinta, das 9h às 19h, e sábado, das 9h às 14h

Programação cultural
Todos os eventos, gratuitos, serão realizados na Praça de Serviços, no campus Pampulha.

Viola de arame –  show de Victor Batista
8 de maio, segunda-feira, às 12h30

Remetente – performance de Adelita Siqueira
9 de maio, terça-feira, às 12h30

Homenagem a Frei Chico – Rubinho do Vale e Coral Trovadores do Vale
10 de maio, quarta-feira, a partir das 11h30

Coral Trovadores do Vale
11 de maio, quinta-feira, às 17h30

Beatriz Farias e Tau Brasil em cantoria
12 de maio, sexta-feira, às 12h30

—-

A Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG é organizada pela Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), por meio do programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha.


Imagem em destaque: esculturas em cerâmica em exposição na Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, ano passado. Foto: Foca Lisboa | UFMG




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 3 =