Alunos de escolas de Juiz de Fora experimentam a vida de uma universidade

Projeto de extensão da UFJF abre as portas da instituição para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e também para o ensino médio


Da UFJF | De Juiz de Fora (MG)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) retomou, neste ano, um programa em que abre as portas para visitas escolares à instituição.

Pela iniciativa, alunos do ensino médio (e também do 9º ano do ensino fundamental) trocam experiências com estudantes da graduação e conheçam os cursos diretamente no campus.

As turmas são recepcionadas pela Diretoria de Imagem Institucional, que faz uma apresentação geral da Universidade, incluindo suas formas de ingresso,  bolsas oferecidas e o funcionamento geral da instituição.

Depois, elas partem para a visita às faculdades, laboratórios e outros espaços, tendo contato direto com os graduandos.

Geralmente, as visitas acontecem das 9h às 16h, com intervalo para almoço no próprio Restaurante Universitário.

250 ESCOLAS RECEBIDAS

O programa faz parte de um projeto de extensão criado em 2010.

Desde então, a UFJF já recebeu a visita de estudantes de 250 escolas.

Criado em 2010, o projeto de Extensão já recebeu 250 escolas, aproximando a UFJF dos alunos do 9° ano do ensino fundamental e do ensino médio.

“Por ser o elo entre esses estudantes, escolas e a universidade, o projeto abre as portas da instituição para públicos que muitas vezes não têm acesso a certas informações e dados”, explica a cerimonialista da UFJF Priscila Reis Vieira. “Entre eles”, continua, “como funciona o ingresso à universidade, o sistema de cotas, os pedidos de isenção das taxas dos processos seletivos, as formas de manutenção caso se tornem alunos. E, ainda, dá ao aluno a possibilidade do contato com sua futura formação”.

INCENTIVADORES

Os professores das escolas são os grandes incentivadores do projeto.

Geralmente, são eles que entram em contato com a UFJF e organizam as turmas para conhecer a instituição, abrindo um novo universo de possibilidades para os estudantes.

As visitas ocorrem uma vez por semana, e devem ser agendadas previamente pela direção ou por professores, pelo e-mail visitas@comunicacao.ufjf.br.

O cronograma já está completo até outubro, pois havia uma demanda represada dos últimos anos. Ainda assim, é possível entrar em contato para verificar datas futuras disponíveis. Os custos da visita, como transporte e alimentação, são por conta das escolas e/ou dos seus estudantes.


Imagem em destaque: alunos de escolas de Juiz de Fora no Centro de Ciências da UFJF. Foto: Alexandre Dorneles / UFJF




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 6 =