A integração latino-americana por meio da arte

Festival das Culturas promovido pela Unila, em Foz do Iguaçu (tríplice fronteira Brasil, Paraguai e Argentina), evidencia a efervescência da região continental. Confira fotos


Da Unila | De Foz do Iguaçu (PR)

Cinema, poesia, dança, música e gastronomia tomaram conta do gramado e estacionamento do campus Jardim Universitário da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, durante Festival de Culturas (FeCult) promovido pela instituição.

Realizado em dois dias (3 e 4 de agosto), o FeCult reuniu diversas atrações com objetivo de valorizar a produção artística dos estudantes e sua contribuição para o intercâmbio cultural entre os países da América Latina.

Com o pôr do sol como cenário, o público distribuiu-se em grupos pelo gramado para assistir às apresentações programadas.

“É muito bom ter esse momento de integração entre os cursos, entre os campi também”, comentou a estudante Laura Fernanda Machado, aluna de Arquitetura e Urbanismo, que acompanhava uma apresentação de música ao lado das amigas Gabriele Louise Ribeiro e Elisa Gonzales.

“Eu acho importante essa integração de culturas, da cultura brasileira com culturas de outros países”, comentou Gabriele enquanto assistia à Jaime André Schlogel apresentar-se ao violão executando músicas de diferentes países da América Latina.

“A gente, assistindo a ele tocar, faz esse passeio que ele mesmo falou, com várias músicas, que vão de cima a baixo pela América.”

GASTRONOMIA

Elisa Gonzales lembrou que a integração também pode ser feita pela gastronomia, outra atração do FeCult.

“Acho importantíssima essa troca, vir pra cá, experienciar tanto a cultura por meio da música, quanto a comida. Também é sensacional conhecer um pouquinho de cada país por meio de sua gastronomia.”

A integração pela música também foi destacada pela estudante colombiana Sofía Cárdenas, que acompanhava o Festival ao lado de Rodrigo Sosa, ambos alunos de Mediação Cultural – Artes e Letras.

“São importantes esses espaços dentro da universidade. Estou gostando, há várias pessoas, diferentes gastronomias. É muito bom poder acompanhar e perceber a integração de diferentes músicas, de vários países, e a aproximação dessa grande tríplice fronteira”, assinalou.

O colega Rodrigo concordou: “A universidade tem um conceito internacional e, às vezes, faltam esses espaços para interagir, não somente dentro de salas de aula. Muito interessante ver o trabalho de outras pessoas, ver que existe essa interdisciplinaridade”.

A reitora da Unila, Diana Araujo Pereira, destacou a importância da diversidade e da convivência propostas pelo FeCult.

“A cultura é a nossa cola, é o nosso cimento, é o que nos une, é o que, de fato, pode gerar a integração do nosso espaço, da fronteira trinacional, da América Latina e do Caribe”, disse na abertura do Festival. “Com cultura e arte a gente dá linguagem aos nossos sentimentos, aos nossos afetos, aos nossos desejos.”

ENCONTROS

Para o pró-reitor de Extensão (Proex), Rogério Motta Moreira, a FeCult é um espaço de encontros, de trocas, e de reflexão sobre a diversidade cultural da Unila. A Proex é a organizadora do FeCult.

“A gente está resgatando esses espaços de convivência e de formação, cultura também é formação, faz parte da nossa formação acadêmica, faz parte da nossa formação cidadã. Ela é um elemento essencial na universidade. Momentos como este são uma forma de manter vivas as nossas relações do dia a dia, mas de maneira mais ampla, mais cultural, mais artística. Isso nos provoca, nos faz refletir”, declarou.

A gestora cultural Thaísa Praxedes, representando a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, parceira da Unila na realização do Festival, sublinhou o fato de a cidade ter sido escolhida para abrigar a universidade.

“A Unila é o elemento de transformação desse território. A Unila veio fortalecer e transformar esse lugar e dar mais visibilidade para toda essa diversidade que existe nesse território”, pontuou. “A Fundação Cultural e a Prefeitura Municipal são parceiras, são as fortes defensoras dessa universidade que é tão fundamental para esse território e para toda América Latina.”

A parceria com a Unila, com suas ações de extensão desenvolvidas por toda a região, também foi enfatizada pela gestora cultural Tatyane Ravedutti, da Rede Regional de Cultura e Patrimônio do Oeste do Paraná. “A Unila é parceira das ações que a gente realiza no território. Com essa parceria a gente vai a 55 cidades aqui da região. É uma troca que é imensurável”.

Clique aqui para conferir mais fotos do FeCult da Unila.


Imagem em destaque: música e dança andina. Fotos: divulgação Unila




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 1 =