Angola nacionaliza companhia de telecomunicações

Entendendo setor como estratégico para o desenvolvimento, governo encampa duas participações privadas da companhia Unitel


Da Agência Angola Press | De Luanda (Angola)

A Angola está tornando pública a Unitel, companhia de telecomunicações do país.

O presidente da República, João Lourenço, decretou a apropriação, por via de nacionalização, das participações da Vidatel Limited e da Geni S/A, no capital social da Unitel, correspondente a 25% cada uma.

De acordo com a página oficial da Presidência da República as acções apropriadas através do presente diploma consideram-se transmitidas para o Estado independentemente de quaisquer formalidades, livres de  quaisquer ónus ou encargos,  sendo oponíveis a terceiros após o registo.

Refere ainda que a gestão da participação agora apropriada é atribuída ao Instituto de Gestão de Activos do Estado (Igape), que representa o Estado em todos os direitos inerentes, nos termos da lei.

Salienta ainda ser da competência do departamento ministerial responsável pelas Finanças Públicas o pagamento de indemnização, quando e se devida, nos termos  da lei.

INTERESSE PÚBLICO

A nota refere que a nacionalização levou em conta o facto de a Unitel ser uma empresa com quota relevante no mercado de telecomunicações em Angola, revestindo-se de excepcional interesse público para o Estado dada a posição estratégica do sector, a sua valia industrial, o conhecimento técnico agregado, perfil tecnológico moderno e a sua referência na empregabilidade nacional.

A decisão levou em conta o facto de, neste momento, se encontrarem acções judiciais pendentes contra parte dos accionistas, dificultando por isso o estabelecimento de relações comerciais, no contexto doméstico e internacional, deteriorando, assim, a situação financeira da empresa.

A Unitel S/A mantém a sua natureza jurídica,  passando a integrar o sector empresarial público,  nos termos da legislação em vigor.

A empresa conta, actualmente, com mais de 12 milhões de clientes.

Opera em quase toda a extensão do território nacional e ocupa uma quota de mercado de 80% e disponibiliza aos seus clientes os serviços de 2G, 3G e 4G, na maioria das províncias.


Imagem em destaque: antena de transmissão de celular, da Unitel. Foto: divulgação




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 5 =