Maria, o robô que auxilia crianças do Espectro Autista e Síndrome de Down

Ela está adquirindo funções mais lúdicas e interativas; ferramenta capixaba atua em conjunto com terapias tradicionais para o desenvolvimento cognitivo e psicomotor


Da Superintendência de Comunicação da Ufes | De Vitória (ES)

Desenvolvido há cerca de 10 anos por pesquisadores do Laboratório de Robótica e Tecnologia Assistiva da Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes), o robô terapêutico Maria está de cara nova.

Mais lúdico e interativo que sua versão anterior, chamada de N-Maria, o Maria T21 traz como principal inovação uma tecnologia inédita no mundo: um projetor de Jogos Sérios (JS).

Por meio desse projetor, é possível exibir brincadeiras que vão além do entretenimento, buscando ensinar conceitos fundamentais para o dia a dia por meio de ferramentas lúdicas.

ESPECTRO AUTISTA E SÍNDROME DE DOWN

A ferramenta atua em conjunto com terapias tradicionais para o desenvolvimento cognitivo e psicomotor de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, agora, também de crianças com Síndrome de Down (SD).

O pesquisador João Panceri, doutorando em Engenharia Elétrica e um dos responsáveis pelo Maria T21, explica as inovações:

“A versão anterior da Maria somente interagia com a criança por meio de frases, movimentos e expressões faciais, não aplicando nenhum conteúdo de Jogos Sérios. Esta é a principal evolução da Maria T21 em relação à outra versão.”

O Maria T21, continua o pesquisador, “trabalha a atenção conjunta, memória, comunicação, habilidade de interação social e desenvolvimento cognitivo”.

JOGOS EDUCACIONAIS

A introdução do projetor de JS possibilita que as crianças brinquem com jogos educacionais que envolvem tarefas cotidianas, alimentação saudável e habilidades psicomotoras e cognitivas, enquanto realizam terapias tradicionais.

Além desse diferencial, o Maria T21 traz como novidade a atuação na extensão, realizando ações diretamente em instituições que cuidam de crianças com TEA e SD.

Atualmente, o projeto atende crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vitória.

TECNOLOGIA

Os sensores instalados no robô terapêutico, como revestimentos sensíveis ao toque e câmeras, fornecem dados que auxiliam no monitoramento de aspectos como motricidade corporal, emoções, proxêmica (estudo do espaço entre as pessoas), tacêsica (estudo do toque) e grau de atenção.

O robô Maria T21 detecta, ainda, expressões faciais e o interesse visual por meio de uma série de redes neurais, percebendo os sentimentos de crianças e adolescentes em relação ao robô e à terapia, bem como graus de atenção.

SIGNIFICADO DE MARIA

O nome do robô terapêutico, Maria, é um acrônimo em inglês para “robô móvel para interação de crianças com autismo”.

Inicialmente, o robô atendia somente às crianças com transtorno do espectro autista e esta versão trouxe a ampliação para interação também com crianças com SD.

O T21 no nome do robô, por sinal, se refere à trissomia do cromossomo 21, causador da Síndrome de Down.

Ao longo dos anos, o projeto envolveu vários estudantes de pós-graduação da Ufes e a versão atual tem a atuação de dois alunos do mestrado e três do doutorado.

Inicialmente contando somente com recursos da própria Ufes e da bolsa de pesquisa do coordenador, atualmente a ação é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mais informações sobre o robô terapêutico podem ser obtidas no instagram do projeto (@mariat21oficial).


Imagem em destaque: o encontro entre criança e o Robô Maria. Foto: divulgação Ufes




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