Trabalho é de Aline Cajé Bernardo, doutoranda da UFS; ela ouviu 35 professores para entender desafios e caminhos. Obra pode ser baixada gratuitamente
Por Letícia Nery, da Ascom UFS | De São Cristóvão (SE)
Como é ensinado a língua inglês nas escolas públicas?
É o que aborda o livro ‘To be or not (only) to be’, da doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aline Cajé.
“Essa questão me inquietava desde sempre, porque já trabalhei em um curso híbrido de inglês e quando as pessoas iam se matricular a secretaria perguntava ‘você já cursou inglês?’ e as pessoas diziam ‘não, só na escola’ como se o inglês da escola não servisse pra absolutamente nada”, diz a autora.
Sabe-se que o inglês é a língua adicional mais ensinada globalmente.
A literatura específica indica que seu ensino nas escolas regulares brasileiras tem demonstrado problemas.
Diante desse cenário, o livro aborda o ensino da língua inglesa em escolas públicas sergipanas de ensino fundamental, buscando privilegiar o ponto de vista de quem o ensina, ou seja, os professores.
Foram entrevistados 35 professores de inglês, sendo 20 de Aracaju e 15 do interior sergipano.
A QUEM SE DESTINA O LIVRO
A obra tem cerca de 312 páginas e é destinada a professores, formadores de professores, pesquisadores e qualquer pessoa que se interessar pelo ensino e/ou aprendizagem de língua inglesa na escola.
A estrutura do livro foi dividida em seis tópicos.
BALANÇOS DO SABER
Além disso, a autora aplicou na obra um balanço do ensino de inglês adaptado conhecido como “balanços do saber”, uma das ideias do professor Bernard Charlot, que foi seu orientador de mestrado e é professor-visitante nacional sênior da Capes na UFS.
“A partir destes balanços, eu selecionei alguns professores e professoras que se disponibilizaram a fazer as entrevistas, então foram 23 professores e, dentre eles, apenas três permitiram que eu fizesse observações de aula”, explica Aline.
“No sentido de defender uma maior interação da universidade com a escola pública, seus pesquisadores e formadores de professores, uma vez que fornece um panorama do que acontece em sala de aula no ensino de inglês em nosso estado. Isso pode dar subsídios para ampliar os debates sobre esse assunto e sobre as políticas públicas relativas ao ensino de língua adicionais na escola” , completa a autora.
Aline Cajé Bernardo é doutora em Educação, licenciada em Letras e bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe, e atua como técnica administrativa lotada no Gabinete do Reitor.
Ela também possui experiência no ensino fundamental na disciplina de língua inglesa pela rede municipal de Aracaju.
Ouça entrevista com Aline Cajé Bernardo:
Imagem em destaque: capa do livro. Divulgação UFS
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