As feridas abertas no Cerrado e na Amazônia

Em 2022, segue em crescendo o desmatamento nos dois biomas; área devastada em ambos de janeiro a julho equivale a seis cidades de São Paulo


Por Iury Lima, da Agência Amazônia | De Vilhena (RO)

Tão devastadora quanto as taxas de desmatamento na Amazônia tem sido a destruição do Cerrado, na região central do Brasil.

Juntos, os dois biomas perderam, desde janeiro, 9.554km² de vegetação, área equivalente a mais de seis vezes o território da cidade de São Paulo.

Nesse ritmo de degradação, em apenas sete meses, as altas foram de 28% para o Cerrado e de 7% para a Amazônia, comparado ao mesmo período do ano passado.

O resultado foi o registro dos piores valores registrados para os dois ecossistemas, desde 2018, no caso do Cerrado, e 2016, na Floresta Amazônica.

Os números levam em conta o monitoramento feito pelo Sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

FERIDA NO CERRADO

A ferida aberta no Cerrado, resultado da devastação ocorrida entre 1° de janeiro e 29 de julho deste ano, é 12 vezes maior que a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte: um rastro de destruição de 4.091km² no bioma formado por savana e florestas estacionais.

O estrago é quase 30% maior, neste ano, e 50% mais elevado que o registrado em 2020, segundo o Inpe. Naquela época, foram explorados, ilegalmente, e para diversos fins, 2.726km².

Além da análise dos primeiros sete meses de 2022, o Sistema Deter revelou o quanto foram terríveis os últimos 12 meses na região. Chamado de “ano Deter”, o período compila os níveis de desmatamento sempre de agosto de um ano a julho do ano seguinte.

Só de 2021 para cá foram 5.426km² devastados no Cerrado; o pior índice desde que o sistema foi lançado, e o mais agressivo dos últimos três anos.

O aumento foi de 11,5%, em relação ao ano passado, e de 38,3% em comparação ao “ano Deter” encerrado em 2020.


Imagem em destaque: desmatamento no Cerrado. Foto: WWF-Brasil




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 9 =