Os 30 anos de duas conquistas épicas do esporte brasileiro

Em Barcelona 1992, o primeiro ouro do Brasil em modalidades coletivas (vôlei masculino) e outra medalha dourada, de Rogério Sampaio, no judô


Do Comitê Olímpico do Brasil | Do Rio de Janeiro (RJ)

Há 30 anos, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, o esporte brasileiro obtinha duas conquistas históricas.

Foram elas o ouro no judô, com Rogério Sampaio, e o ouro no vôlei masculino.

Aliás, foram as duas únicas medalhas douradas na Olimpíada de 1992.

Os atletas brasileiros trouxeram três medalhas dos Jogos Olímpicos Barcelona 1992. Além das duas de ouro citadas, uma prata na natação (Gustavo Borges).

No vôlei, após uma campanha memorável, a equipe masculina disputou o primeiro lugar com a Holanda, em 9 de agosto de 1992.

Foi o primeiro ouro do Brasil em esportes coletivos, em Olimpíada.

A base do time era composta por Tande, Carlão, Giovane, Marcelo Negrão, Maurício e Paulão.

O ouro do santista Rogério Sampaio veio em 1º de agosto de 1992. Hoje diretor-geral do COB, o então judoca disputava a categoria meio-leve.

“Sentimento de olhar pra trás é de orgulho, alegria por ter alcançado o máximo que um atleta pode querer na carreira”, relembra. “Não tenho como não ter orgulho e alegria de ver isso tudo”.

OBSTÁCULOS

Para chegar ao ouro, Rogério Sampaio teve que passar por um caminho repleto de obstáculos.

Diferentemente do que acontece com a maioria dos campeões olímpicos, Rogério Sampaio teve um ciclo até Barcelona extremamente complicado.

O principal motivo foi movimento que os principais atletas da seleção brasileira fizeram a partir do fim de 1989, em busca de melhores condições para os judocas.

Dessa forma, a preparação para os Jogos Olímpicos foi muito prejudicada, sobretudo por ele só participar de competições dentro do Brasil no período.

“Fiquei afastado das competições internacionais por dois anos e meio. Só para dar um exemplo, a gente treinava em tatame de palha, mas competíamos em tatames sintéticos, que eram muito mais rápidos. Isso muda muito, principalmente pro meu estilo de luta, que era de velocidade”, recorda-se.

Rogério Sampaio continua: “Antes de me afastar em 1989, eu estava entre os cinco melhores do mundo. Quando voltei, em janeiro de 92, a grande preocupação era retomar o ritmo de treino e competição internacional, isso não ocorre rapidamente. Foi uma corrida contra o tempo. Aí eu tive ajuda de uma equipe completa, que me atendeu de graça, e isso fez a minha preparação subir muito.”

“DESCONHECIDO” DOS ADVERSÁRIOS

A ausência das competições internacionais durante tanto tempo prejudicou a preparação de Rogério Sampaio, mas deixou um ponto positivo – e muito importante – para os Jogos Olímpicos: o desconhecimento dos adversários sobre seu estilo e seu nível de luta naquele momento.

Na visão de Rogério, esse fator o ajudou muito para chegar ao ouro.

“No Brasil eu estava em um nível altíssimo, eu ganhava dos atletas na categoria acima da minha. Tive uma corrida contra o tempo para me recuperar. Eu fiquei dois anos e meio afastado, em uma época sem internet, sem rede social, então os atletas não tinham imagens de mim competindo”, conta.

Ele acrescenta: “Alguns países tinham esse trabalho de análise, mas eu estava só competindo no Brasil, então eles não me conheciam. Meu ataque era muito perigoso, eu conseguia o ippon muitas vezes. Eu era muito rápido. Também fazia muito bem chave de braço e estrangulamento. Eu cheguei voando fisicamente. Os adversários não me conheciam e acabaram se surpreendendo. Mas eu sabia do meu potencial. Sempre mantive um judô agressivo de ir pro ataque”.

A MEDALHA DA SUPERAÇÃO

As dificuldades que Rogério Sampaio enfrentou para conquistar a medalha de ouro não se restringiram aos tatames.

Fora deles, o judoca teve que superar os problemas financeiros e sobretudo a morte do irmão, Ricardo Sampaio, em 1989, para seguir em busca do sonho olímpico.

Rogério conta que a perda de Ricardo, que havia sido judoca olímpico em Seul 1988, foi uma motivação para se dedicar à preparação cada vez mais.

“Naquele período eu perdi meu irmão, que também era uma referência para mim. Ele era quatro anos mais velho, foi atleta olímpico. Foi um momento de muita dificuldade e muita dor. Meu irmão faleceu em abril de 91 e eu estava muito triste. Pensei que precisava de algo que me fizesse bem. Então voltei a treinar com muito afinco e determinação, mesmo competindo só no Brasil”, narra.

PEDREIRA NA SEMIFINAL

Segundo o próprio Rogério, a luta mais complicada em Barcelona foi na semifinal, contra Udo-Gunter Quellmalz.

O alemão já havia sido campeão mundial em 1991. Depois, ainda ganharia mais um Mundial, em 1995, além do ouro olímpico em Atlanta 1996.

Mas em Barcelona quem levou a melhor foi Rogério Sampaio, que conta sobre a dificuldade do embate com o alemão – ele ficou com a medalha de bronze naquela edição dos Jogos.

“Sabia que eu podia lutar de igual para igual. Ele foi campeão mundial em 91 e era o favorito. Mas havíamos lutado duas vezes antes, cada um ganhou uma. Então eu estava entre os melhores do mundo. Ele era alto, canhoto, com estilo de pressionar o tempo todo o adversário, um estilo muito igual ao meu. Foi uma luta duríssima, de alta intensidade o tempo todo.”

“Eu ganhei nas punições. Pressionei e ele foi para fora. Minha especialidade era a movimentação. Me sentia muito confortável de me movimentar naquela área que chamavam de área de perigo. Com isso eu pressiono ele, ele pisa fora, leva a punição. E eu pensei na hora “faz de conta que está 0 a 0″. Tinha que continuar pressionando, não podia deixar ele crescer na luta”.

A CONSAGRAÇÃO NA FINAL

Após bater o grande rival na semifinal, Rogério Sampaio enfrentou na final um adversário menos consagrado naquela época, mas ainda assim muito forte: o húngaro Jozsef Csak.

E o brasileiro tem o cuidado até hoje de valorizar o judoca medalhista de prata.

“Tenho cuidado de falar que foi mais tranquila, porque o húngaro era muito forte, campeão europeu. Eu tomo cuidado para não ser desrespeitoso. Mas o estilo de luta dele encaixava com o meu. Ele era destro, mais baixo, fazia um judô de movimentação”, explica.

Para ele, a boa condição física naquele momento da competição foi fundamental para dominar a luta e conquistar o tão sonhado ouro.

“Com eu tinha ganhado os três primeiros combates por ippon, cheguei à final mais resguardado. Entrei na luta final sabendo que poderia gastar toda a energia, colocando um ritmo forte, sem me expor muito. Nos últimos dois minutos eu ia pra cima com tudo para pontuar e não deixar na mão dos árbitros. Deu certo. Ele se desgastou muito, eu consegui controlar as ações da luta e errei muito pouco”.

PAULO WANDERLEY, TÉCNICO E PRESIDENTE

O técnico de Rogério Sampaio naquela época era Paulo Wanderley, hoje presidente do COB, a quem ele considera como fundamental para seu sucesso no judô.

“Ele sempre teve uma relação próxima com os atletas, a ponto de abrir a casa para nós. Mas sempre foi rigoroso com disciplina. Os momentos mais marcantes da minha carreira foram com ele como técnico. Com isso tivemos um entrosamento, que hoje a gente se entende só de se olhar, sabemos o que o outro quer”, revela.

“Ele sempre foi rigoroso como técnico na disciplina, esforço, entrega ao máximo. Sempre procurou me trazer tranquilidade durante as competições. Ele estava junto sempre, em uma época em que o treinador não ficava ali na cadeirinha no tatame. Mas acho que ele me cobra mais hoje como presidente (risos)”, brinca.

Paulo Wanderley lembra com orgulho da parceira de sucesso com Rogério Sampaio nos tatames.

“Rogério Sampaio campeão olímpico. Falar da emoção dessa data, desse acontecimento eu como técnico e ele como atleta, é redundante. Claro que foi uma grande emoção. Mas temos que lembrar é que o título do Rogério é inédito até hoje. São sete Jogos Olímpicos consecutivos que nenhum atleta de toda a América consegue o título de campeão olímpico. Só você, Rogério Sampaio”, enaltece o presidente do COB.

Nas outras modalidades, o nadador Gustavo Borges, em uma brilhante atuação, conseguiu o segundo lugar na final dos 100m livre e ganhou a prata.

Voltando ao vôlei, a seleção feminina ficou em quarto lugar.

No basquete, a equipe feminina, que contava com Paula e Hortência, participou dos Jogos Olímpicos pela primeira vez e ficou em sétimo lugar.

No masculino, o time se classificou em quinto.

O hóquei sobre patins participou como esporte de demonstração e a equipe brasileira chegou na quinta posição.

No atletismo, Róbson Caetano chegou em quarto nos 200m rasos e José Luiz Barbosa, o Zequinha Barbosa, conseguiu a mesma colocação nos 800m.

No revezamento 4x400m, Ediélson Rocha Tenório, Sérgio Mathias F. Menezes, Eronilde Araújo e Sidney Telles de Souza também ficaram em quarto.


Imagem em destaque: Rogério Sampaio no lugar mais alto do pódio em Barcelona 92. Foto: acervo pessoal




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 4 =