Personalidades da arte e da política lançam manifesto contra o “criminoso bloqueio” a Cuba

Imposto pelos Estados Unidos há 60 anos, bloqueio castiga o povo do país latino-americano e atenta contra os direitos humanos


Do Opera Mundi | De São Paulo (SP)

Destacadas personalidades brasileiras da arte e dapolítica lançaram na última semana um manifesto pedindo o fim do “criminoso bloqueio” dos Estados Unidos contra Cuba.

A carta é assinada pelo cantor Chico Buarque, o escritor Fernando Morais, a deputada federal Luiza Erundina, Eduardo Suplicy, além do jornalista e fundador de Opera Mundi, Breno Altman.

Os signatários defendem que a ilha caribenha tem o “direito soberano” de “abraçar livremente seu próprio sistema econômico, político e social”.

“Nós, brasileiros e brasileiras profissionais da arte, da cultura e da política, exigimos que os Estados Unidos retirem Cuba da lista de países patrocinadores do terrorismo. Ponham fim ao criminoso bloqueio contra a ilha”, diz a nota.

O documento que pede fim do bloqueio defende a retirada de Cuba da lista de patrocinadores do terrorismo, afirmando que a permanência de Havana em tal relação é “uma infâmia que dura há tempos”.

“Exigimos que os EUA retirem a designação de Cuba como Estado Patrocinador de Terrorismo e levantem o bloqueio criminoso contra a nação caribenha”, afirmam os signatários.

Leia a nota na íntegra:

CONTRA O BLOQUEIO A CUBA

Nós, brasileiros e brasileiras profissionais da arte, da cultura e da política, exigimos que os Estados Unidos retirem Cuba da lista de países patrocinadores do terrorismo. Ponham fim ao criminoso bloqueio contra a Ilha. O Departamento de Estado dos EUA anunciou, em 15 de maio deste ano, que incluiu Cuba em seu relatório de 2023 sobre países que cooperam na luta contra o terrorismo. Contudo, Washington não retirou Cuba da lista de países supostamente patrocinadores de terrorismo.

Embora os responsáveis da administração Biden estejam conscientes dos esforços de Cuba na luta contra o terrorismo e pela paz na América Latina, no Caribe e no mundo, a Casa Branca nada fez para eliminar Cuba daquela lista da qual nunca deveria constar. A permanência de Cuba na lista é uma infâmia que dura há tempos, assim como o bloqueio que há mais de 60 anos tenta subjugar a heroica ilha caribenha.

Exigimos que os EUA retirem a designação de Cuba como Estado Patrocinador de Terrorismo e levantem o bloqueio criminoso contra a nação caribenha. Cuba tem o direito soberano inalienável de abraçar livremente seu próprio sistema econômico, político e social.

Basta de bloqueio contra Cuba!!!

Assinam por ordem alfabética:

Ana Miranda – escritora
Antonio Grassi – ator
Breno Altman – jornalista
Cid Benjamin – jornalista
Chico Alencar – professor e parlamentar
Chico Buarque – escritor e compositor
Chico Caruso – caricaturista
Chico Diaz – ator
Chico Pinheiro – jornalista
Eduardo Moreira – empresário e escritor
Eduardo Suplicy – político
Eliana Caruso – professora
Evanize Sydow – jornalista
Fernando Morais – escritor
Frei Betto – escritor
Itala Nandi – doutora em artes cênicas
Ivan Valente – deputado federal
Jamil Chade – jornalista
José de Abreu – diretor e produtor
José Dirceu – advogado e militante político
Juliana Monteiro – jornalista
Ivan Ângelo – escritor
Luiz Ruffato – escritor
Luiza Erundina – deputada federal
Margarida Genevois – presidente de honra da Comissão Arns
Osmar Prado – ator
Pasquale Cipro Neto – professor e escritor
Paulo Betti – ator
Paulo Vannuchi – jornalista
Paloma Amado – cronista
Ricardo Kotscho – jornalista
Roberto Mader – cineasta
Rosa Freire d’Aguiar – jornalista
Tom Zé – cantor e compositor
Walfrido Warde – advogado


Imagem em destaque: composição de fotos de Cuba. Por @waasantista




CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Um comentário sobre "Personalidades da arte e da política lançam manifesto contra o “criminoso bloqueio” a Cuba"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 9 =