“Ódio ou opinião?”. Portal ajuda a tirar dúvida sobre discursos na internet

Já está no ar, pelo endereço odioouopiniao.mdh.gov.br. Iniciativa é do  Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania


Do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, via Agência Gov | De Brasília (DF)

Para fortalecer a trincheira de combate ao discurso de ódio e ao extremismo no ambiente digital brasileiro, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou nesta terça-feira, dia 18, o portal Ódio ou Opinião.

O intuito é que a ferramenta seja mais uma aliada na defesa de direitos dos cidadãos na navegação pela internet.

O endereço é odioouopiniao.mdh.gov.br.

Lá é possível desmistificar, com exemplos práticos, a diferença entre discurso extremista ou propagador de ódio daquilo que é apenas opinião e expressão de liberdade.

Desde 2022, a Organização das Nações Unidas (ONU) marca o 18 de junho como o Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio.

Com um menu intuitivo, a página detalha dados atualizados sobre a violência online no Brasil – extraídos do Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ObservaDH); divulga notícias sobre o tema; explica como reconhecer um discurso de ódio; dá dicas de como adotar uma conduta respeitosa no ambiente digital; e ainda orienta sobre como denunciar violações pelo Disque 100.

CAMPANHA NACIONAL

O lançamento do portal Ódio ou Opinião é uma das ações da Campanha Nacional de Enfrentamento ao Discurso de Ódio no Brasil, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com o slogan “Discurso de ódio não é opinião”.

Nos próximos meses, outras ações de comunicação serão promovidas pelo MDHC com o mesmo intuito.

OUTRAS AÇÕES

Desde o início de 2023, a Pasta tem promovido medidas de enfrentamento à questão.

Uma delas foi a criação de um Grupo de Trabalho formado por membros da sociedade civil e de diversas instituições do Governo Federal, para propor a formulação de políticas públicas voltadas ao tema.

O relatório final do grupo – disponível na página do MDHC e no novo portal – faz um diagnóstico, traça diretrizes e elenca recomendações estratégicas a serem adotadas.


Imagem em destaque: arte da campanha




CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 2 =