Atos por direitos e reflexões sobre conquistas marcam o 8 de Março no Brasil

Confira relação de atividades nas cinco regiões do país, em referência ao Dia Internacional da Mulher; Dieese divulga dados sobre mercado de trabalho


Da Rede Macuco*

Movimentos sociais, instituições públicas e outras organizações de caráter popular promovem nesta sexta-feira, dia 8, uma série de atividades em todo o Brasil para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

São atos de rua, estudos, debates e encontros que reforçam a luta por direitos e promovem a reflexão sobre conquistas e avanços por construir.

Abordaremos algumas dessas atividades, com base em materiais que chegaram aos nossos canais de contato e informações apuradas.

Mas, para aleḿ da programação aqui abordada você pode consultar, aí na sua localidade, como se dará a mobilização. Certamente haverá uma atividade na sua região.

Fonte: Rede Brasil Atual

Com o mote “Mulheres contra o Capitalismo e o Racismo! Não às privatizações, à violência policial e ao feminicídio”, um conjunto de 28 organizações populares do litoral de São Paulo promovem ação em Santos, na Praça Independência, no Gonzaga, a partir das 17h.

Primeiro, com a exposição, em varal, de dados sobre feminicídio, e de bordados feministas. Haverá espaço também para crianças. Em seguida, às 19h uma passeata até a Praça das Bandeiras, na Orla.

Vale destacar que no último domingo, dia 3, o Coletivo Feminista Classista Antirracista Maria Vai com as Outras promoveu caminhada na praia exigindo que seja aplicada a penalidade legal ao ex-jogador Robinho, condenado por estupro em 2022, na Itália.

DAR VOZ

No Paraná, a Frente Feminista de Curitiba e Região Metropolitana e do Litoral promove atividades culturais na capital, a partir das 15h, na Praça Santos Andrade, no Centro. Às18h, haverá caminhada até a estátua de Enedina Alves Marques (primeira mulher negra a se formar em Engenharia no Brasil), na Boca Maldita, a partir das 18 horas.

“O evento visa dar voz à luta de todas as mulheres, incluindo indígenas, PcDs, negras, lésbicas, travestis, transexuais, periféricas, entre outras, visibilizando suas experiências, desafios e problemáticas enfrentadas no dia a dia”, sublinha texto de divulgação.

As trabalhadoras rurais sem terra igualmente estão mobilizadas, na “Jornada nacional em defesa de seus corpos e territórios”. Você pode acompanhar as informações clicando aqui.

E aqui, mais detalhes especificamente sobre a lutas das sem terra no Maranhão.

Em João Pessoa (ver aqui), haverá o Sarau Selváticas e o Forró da Onça, no Café Usina.

O MST listou as oito pautas prioritárias, que podem ser consultadas aqui.

SAÚDE E OUTROS TEMAS MAIS

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem realizado ao longo de março uma série de atividades presenciais e virtuais.

“A mobilização representa o compromisso da Fiocruz com a promoção da equidade de gênero, a valorização das mulheres e a luta contra as diversas formas de discriminação e violências”, sublinha a instituição pública federal.

Pra conferir a programação da Fiocruz, clique aqui.

Fonte: Dieese

Com o objetivo de contribuir com análises e reflexões, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) lançou dois levantamentos:

Boletim Especial Mulheres 2024
– Mulheres no Mercado de Trabalho

“O desafio de ser mulher na sociedade brasileira” é o tema do debate que a TV GGN promove e transmite nesta sexta-feira, em seu canal no youtube (acesse aqui).

Nesta quinta, dia 7, o Sem Censura, programa da TV Brasil que reestreou 26 de fevereiro, abordou a luta das mulheres também na perspectiva índigena e de mulheres trans:

A participação das mulheres na ciência será discutida em roda de conversa com estudantes, técnicas, docentes e funcionárias terceirizadas para a roda de conversa, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento é nesta sexta, dia 8, 16h, no Saguão do Setor de Tecnologia da UFPR, no Centro Politécnico, em Curitiba.

“Teremos um espaço para o diálogo e compartilhamento de experiências de mulheres atuantes no ensino, pesquisa, extensão e inovação. Além disso, teremos atrações culturais e um coffee-break ao final do evento”, informa a UFPR.


Imagem em destaque: mulheres sem terra em Brasília. Foto: Matheus Alves/ divulgação MST

*Com informações de:
Brasil de Fato | De São Paulo (SP)
Coletivo Maria Vai com as Outras | De Santos (SP)
Dieese | De São Paulo (SP)
Fiocruz | Do Rio de Janeiro (SP)
Frente Feminista de Curitiba | De Curitiba (PR)
MST | De São Paulo (SP)
Rede Brasil Atual | De São Paulo (SP)
TV GGN | De São Paulo (SP)
UFPR | De Curitiba (PR)




CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Um comentário sobre "Atos por direitos e reflexões sobre conquistas marcam o 8 de Março no Brasil"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 6 =