Passeio virtual permite conhecer a Serra da Capivara sem sair de casa

Sensação é a de estar fazendo sobrevoo no Parque Nacional, localizado no Piauí; é possível também ingressar na maior atração do local, o sítio arqueológico


Do Ministério do Turismo, via Agência Gov Br | De Brasília (DF)

O Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no estado do Piauí, lançou uma novidade tecnológica que promete ampliar o acesso ao local.

Em um passeio virtual que abrange toda a região, o visitante tem a sensação de estar fazendo um sobrevoo pelo local e visitando o parque sem sair de casa.

Na visita virtual, é possível ingressar no sítio arqueológico, nos mirantes e apreciar a paisagem geológica, cultural e natural.

O projeto permite ver, em detalhes, as pinturas rupestres gravadas nos diversos paredões, por meio de uma parceria com o Serviço Geológico do Brasil.

A ideia é disponibilizar imagens e linguagem acessível, para complementar a experiência dos visitantes.

O projeto é montado com dezenas de imagens em 360º de toda a paisagem.

São paredões, mirantes e rochas esculpidas pelo tempo que podem ser vistas em ótima qualidade de forma gratuita através do link http://geoportal.sgb.gov.br/360serradacapivara/.

A HISTÓRIA DO PARQUE

O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979 para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul.

ua demarcação foi concluída em 1990 e o parque é subordinado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Por sua importância, a Unesco o inscreveu na Lista do Patrimônio Mundial em 13 de dezembro de 1991, e também na Lista Indicativa brasileira como patrimônio misto.

Com uma área de aproximadamente 130 mil hectares, está localizado no sudeste do Estado do Piauí e ocupa parte dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.

A distância que o separa da capital do estado, Teresina, é de 530 quilômetros.

Em seu entorno foi criada uma Área de Preservação Permanente (APP) com dez quilômetros de raio, que constitui um cinturão de proteção suplementar.

Com isso, os sítios estão protegidos e íntegros no que concerne à sua preservação física e à sua compreensão.


Imagem em destaque: vista do Parque Nacional da Serra da Capivara. Foto: Ministério do Turismo




CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Um comentário sobre "Passeio virtual permite conhecer a Serra da Capivara sem sair de casa"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 5 =