Projeto da UFT, envolvendo a comunidade, permite conhecer, sem sair de casa, pontos históricos de Porto Nacional. Confira link
Por Samuel Lima, da UFT | De Porto Nacional (TO)
Você já conhece a parte histórica de Porto Nacional?
O município tocantinense é considerado como a “Capital Cultural do Tocantins” e tem diversos atrativos turísticos e históricos possíveis de serem visitados, agora também de forma virtual.
O projeto de extensão “Plataforma GeoPorTour” se propõe a ampliar as ações de preservação e conservação desse patrimônio histórico-cultural de Porto Nacional já desenvolvidas pelo projeto Roteiro Geoturístico, idealizado por docentes do Câmpus da Universidade Federal de Tocantins (UFT) na cidade.
Por meio da plataforma é possível observar os pontos por meio de um conjunto de fotos tiradas em 360° e até a Catedral de Nossa Senhora das Mercês, em três dimensões (3D).
A experiência pode ser feita a partir de navegadores comuns e disponíveis na web (Chrome, Firefox, Edge e outros).
São 37 imagens em que é possível observar detalhes arquitetônicos e urbanos da cidade.
Há também disponível um aplicativo para celulares, disponibilizado pelo Laboratório de Banco de Dados e Engenharia de Software (LBDES).
O projeto foi gestado no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação da UFT (Profnit/UFT).
A Plataforma GeoPorTour é a proposta de produto do projeto de mestrado do acadêmico Genias Brandão de Alencar, orientado pela professora Glenda Michele Botelho e o professor Ary Henrique Morais de Oliveira.
A plataforma foi desenvolvida na Fábrica de Software (do curso de graduação em Ciência da Computação) pelos estagiários-acadêmicos Deocleci dos Santos Dias e Mateus da Silva Rosário.
APOIOS E EQUIPE
De acordo com a apresentação da plataforma, o projeto foi o primeiro lugar na seleção de projetos de Inovação nas Área de Extensão Tecnológica e Tecnologia Social da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT (Proex).
Também teve fomento da Financiadora de Estudos e Projetos, que é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação e apoio do Instituto de Atenção às Cidades (IAC), em cujo sítio a Plataforma está hospedada.
COMUNIDADE
Estão envolvidas na Plataforma GeoPorTOur a equipe do Projeto Roteiro Geoturístico e a própria comunidade portuense, que contribuiu com ideias, sugestões e informações para o dispositivo.
Segundo a coordenadora geral, professora Glenda Michele Botelho, “o projeto pode ser ampliado para outras cidades históricas, caso aja interesse da gestão municipal em realizar parcerias para a implantação”.
Os contatos devem ser feitos pelo e-mail glendabotelho@uft.edu.br.
Imagem em destaque: reprodução de tela de visita pela plataforma. Divulgação UFT.
- LEIA TAMBÉM | Livro, gratuito, explica o que as músicas nos ensinam sobre direitos
- Siga a gente no twitter: https://twitter.com/redemacuco
- E no instagram: https://www.instagram.com/redemacuco
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
-
Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
-
Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
-
Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com
Um comentário sobre "Um passeio – virtual – à capital cultural do Tocantins"