Roda de conversa online aborda o papel da mulher nas sociedades africanas

Ciclo de bate-papos, da Unilab, integra programação em celebração ao centenário de nascimento do historiador, filósofo, antropólogo e egiptólogo senegalês  Cheikh Anta Diop (1923-1986); assista aqui


Por Sandra Narita, da Unilab | De São Francisco do Conde (BA)

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) – instituição federal inaugurada em 2011, com sede e campi no Ceará, e também campus na Bahia – promove nesta quarta-feira, dia 29 de novembro de 2023, a roda de conversa ‘Cheikh Anta Diop e o papel da mulher nas sociedades africanas’.

A atividade será por meio remoto, com transmissão pelo youtube, a partir das 18h45. É aberta a toda pessoa interessada, e sem necessidade de inscrição prévia.

A roda contará com a participação das professoras Rutte Faizah e Nini Kemba Nayo e será mediada pelo professor Ricardo Benedicto.

O link da transmissão é este:

O bate-papo é o quarto e último de um ciclo de rodas de conversa realizado pelo Grupo de Pesquisa em Educação Afrocentrada (Grupeafro), do Campus Malês da Unilab, situado no município de São Francisco do Conde (BA).

O ciclo de rodas de conversa faz parte do II Seminário O Centenário de Nascimento de Cheikh Anta Diop.

Cheikh Anta Diop (1923-1986) foi historiador, filósofo, antropólogo e egiptólogo.

[De acordo com o portal ‘Primeiros Negros’, Cheikh Anta Diop “contribuiu para o desmonte da perspectiva eurocêntrica da ciência ao fornecer evidências do conhecimento científico e filosófico fora do Ocidente e antes do Ocidente”].

O Grupeafro da Unilab é vinculado aos projetos desenvolvidos pelo Instituto de Humanidades e Letras (IHL), do Campus dos Malês, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg/Unilab).

Foi criado em 2017 e tem por objetivo investigar, criar e desenvolver modelos afrocentrados de educação.  As reuniões e discussões de textos do grupo ocorrem quinzenalmente desde a sua fundação.


Imagem em destaque: arte visual de autoria de Unesco/Thandiwe Muriu, divulgação ONU




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 4 =