Com o tema Pachamama, a Mãe Natureza, Cinemato traz 30 filmes de todo o Brasil

Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá vai até sábado, dia 28, com programação gratuita. A atriz e agora diretora Dira Paes é a homenageada


Da ATTi Comunicação | De Cuiabá (MT)

Começou neste domingo, dia 22, e vai até sábado, dia 28, a 21ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, o Cinemato.

Neste ano, o evento tem como tema “Pachamama”, a Mãe Natureza.

E homenageia a atriz Dira Paes, que está estreando como diretora também, com o filme ‘Pasárgada’, em fase de finalização.

Aliás, foi no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá que a atriz recebeu o primeiro prêmio de sua carreira, em 1997, com o troféu Coxiponés.

O Cinemato traz um total de 30 filmes, de 20 estados brasileiros, divididos nas Mostras Competitivas de longas e curtas e nas Mostra Inclusivas Paradiso e Cinema Escola.

O evento ocorre no Teatro da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e toda a programação é gratuita.

Para o idealizador e curador do festival, o cineasta e produtor Luiz Borges, a programação do Cinemato deste ano representa a diversidade recente da produção brasileira audiovisual.

“O painel de filmes que competem ao Troféu Coxiponés vem dos mais diversos cantos do país. Até pouco tempo atrás a produção se centrava no eixo Rio-São Paulo; este ano temos filmes do Amazonas, Rio Grande do Sul, Paraná e do Mato Grosso, dentre outros estados.”

FORMAÇÃO DE PLATEIA

Como formador de plateias e cidadania, o 21º Cinemato promove a Mostra “Cinema Paradiso”, levando os filmes que estão na programação do 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá para o Capes AD, Hospital do Câncer, Abrigo Bom Jesus de Cuiabá dentre outras.

Ainda, a Mostra “Cinema Escola”, que leva alunos da rede pública de ensino para conhecer toda experiência de uma sessão de cinema num ambiente apropriado para exibição audiovisual.

O 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – Cinemato é realizado pelo Instituto Inca – Inclusão, Cidadania e Ação.

Tem patrocínio do Governo de Mato Grosso e do Canal Brasil, e parceria com a UFMT e Primeiro Plano Cinema e Vídeo. Apoios da Assembleia Legislativa, do Sebrae do Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá, Cineclube Coxiponés e Rede Cineclubista do Mato Grosso; ainda, do Intercity Hotéis.


Imagem em destaque: Dira Paes, homenageada do Cinemato em 2023. Foto: divulgação




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Um comentário sobre "Com o tema Pachamama, a Mãe Natureza, Cinemato traz 30 filmes de todo o Brasil"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 3 =