Lula retoma parcerias do Brasil com países africanos

Presidente tem nesta semana agenda na África: cúpula dos Brics, na África do Sul; depois, encontro em Angola, em comitiva com 60 empresários brasileiros; por fim, encontro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em São Tomé e Príncipe


Por Sabrina Craide, repórter da Agência Brasil | De Brasília (DF)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega nesta segunda-feira, dia 21, a Joanesburgo, na África do Sul, para agenda em três países da África.

Na África do Sul, Lula participa da cúpula do Brics [bloco formado por Brasil, Rússia, China e África do Sul].

Depois, a comitiva brasileira visitará Angola.

Em seguida, participará da cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em São Tomé e Príncipe.

Na última quinta-feira, dia 17, Lula se encontrou em Brasília com o embaixador da República de Angola, Manuel Eduardo dos Santos da Silva Bravo, para o recebimento de suas credenciais.

“Vamos retomar a parceria, intercâmbio e cooperação entre o Brasil e os países africanos”, ressaltou Lula, após a visita.

CÚPULA DOS BRICS

A 15ª Cúpula dos Chefes de Estado do Brics ocorre entre os dias 22 e 24 de agosto.

Será a primeira reunião do grupo realizada de forma presencial desde o início da pandemia de covid-19.

Dos países do bloco, estarão presentes os presidentes Lula (Brasil), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Xi Jinping (China), e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participará de forma remota.

Entre as questões a serem tratadas na reunião está a expansão do Brics.

O Ministério das Relações Exteriores informou que 22 países já manifestaram formalmente interesse em integrar o Brics. Também deve ser discutido o uso de moedas locais para transações comerciais.

Na última etapa do evento, ocorre o encontro estendido com os países-membros do Brics e cerca de 40 países convidados, em sua maioria chefes de Estado e governo de nações interessadas em ingressar no bloco, vindos da África, da América do Sul, do Caribe e da Ásia.

EM ANGOLA

Nos dias 25 e 26, Lula vai para a capital de Angola, Luanda, onde será recebido pelo presidente João Lourenço, com quem terá uma reunião privada e outra ampliada no primeiro dia da visita.

A cooperação bilateral e o reforço das ligações históricas serão os principais temas da visita de Lula a Angola.

Lula também vai dirigir à Assembleia Nacional de Angola e participar de um seminário, onde irá falar sobre projeto no vale do Cunene, e de um evento empresarial que deverá ter a presença de cerca de 60 empresários brasileiros.

Além disso, estão previstas as assinaturas de atos e memorandos nas áreas de agricultura, processamento de dados, saúde e educação.

COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

No domingo (27), o presidente Lula estará em São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe, para participar da 14ª Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A entidade tem como membros Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.


Imagem em destaque:  Lula e o embaixador da República de Angola, Manuel Eduardo dos Santos da Silva Bravo. Foto: Ricardo Stuckert/ Palácio do Planalto




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 1 =