Campus da UEM, 50 anos, e o encontro entre educação e ciência em Maringá

Verdadeira cidade universitária, a sede da UEM inclui ainda unidades de ensino básico – um Caic e o Colégio de Aplicação Pedagógica. A molecada agita o lugar com alegria


Por Wagner de Alcântara Aragão | De Maringá (PR)

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), com sede no município homônimo situado no norte-noroeste do Paraná, tem origem em 1959, com a criação de uma faculdade de Ciências Econômicas.  O status de universidade foi obtido dez anos depois.

O atual campus sede – um mega campus, uma verdadeira cidade – começou a ser ocupado em 1973. Hoje, passados 50 anos, o que se tem ali é um polo em que educação, em todos os níveis, e ciência e tecnologia se fundem.

Além da reitoria, da biblioteca central e da mais de uma centena de cursos e projetos da UEM, o campus abriga também estabelecimentos de ensino da educação básica.

 

Estão naquela cidade universitária o Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) da UEM e uma unidade, com  sua arquitetura icônica, do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, o Caic.

Em tempo: os Caics foram implementados no Brasil entre os anos de 1990 e 1994, nos governos de Fernando Collor e Itamar Franco. Eram inspirados nos Cieps semeados no Estado do Rio de Janeiro nos governos de Leonel Brizola (1983-1986 e 1991-1994).

A ALEGRIA NOS HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA

No começo da manhã, no horário de almoço e no final da tarde o cinquentenário Campus da UEM ferve de crianças e adolescentes indo e vindo da escola – seja do CAP, seja do Caic.

A turma dá um ar diferente àquele ambiente eminentemente acadêmico. Às aspirações e preocupações que emanam de universitários, docentes e servidores dos diversos setores da UEM se somam a diversão e os sonhos da molecada.

EIXO MONUMENTAL DE MARINGÁ

O Campus da UEM está em uma das pontas do chamado Eixo Monumental de Maringá.

Trata-se de uma rota de pouco mais de 1 quilômetro de extensão, a partir da Catedral de Maringá.

A concepção do Eixo Monumental de Maringá é dos anos 1960. Consiste em reunir, nesse percurso, equipamentos públicos culturais, turísticos, esportivos e de lazer.

No caminho, saindo do Campus da UEM em direção à Catedral, estão a Vila Olímpica (formada por  estádio, ginásio, piscina, pista de skate, entre outras funcionalidades), o Mercado Público, o atual Terminal de Transporte Urbano (antiga Rodoviária), monumentos e praças ocupadas por diversas atividades.

Para saber mais sobre a história da UEM, clique aqui.

E aqui, sobre Maringá.


Imagem em destaque: entrada do Campus da UEM. Foto: @waasantista
Demais fotos: entrada e detalhe do Caic; Biblioteca Central da UEM. Por @waasantista




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 7 =