O maior porto da América Latina reabre seu museu

Museu do Porto de Santos, com acervo de mais de 2 mil itens, funciona de segunda a sábado. Entrada gratuita, e de fácil acesso por transporte: VLT, linhas de ônibus e serviço de bicicleta


Da Autoridade Portuária de Santos | De Santos (SP)

Em cerimônia nesta segunda-feira, dia 26, foi reaberto à visitação do público, depois de três anos fechado, o Museu do Porto de Santos.

O equipamento histórico-cultural fica no Macuco, no complexo administrativo da Autoridade Portuária de Santos.

O Museu do Porto de Santos funciona de segunda a sábado, das 9h à 17h, com entrada gratuita.

Há visitas guiadas, a cada meia hora, para grupos de até 20 pessoas.

ACERVO

As instalações do museu  receberam melhorias de reforço estrutural e revitalização externa.

Quem passar pelo Museu poderá ver mais de 800 peças do acervo, incluindo equipamentos antigos, documentos, pinturas e a locomotiva “Lavoura”, que enfeita a área externa.

O equipamento inclui ainda uma biblioteca, com 3 mil títulos; mapoteca projetada pelos engenheiros à época, e 2 mil itens, incluindo equipamentos antigos, documentos, pinturas e a locomotiva ‘Lavoura’, que enfeita a área externa.

O casarão onde está instalado foi morada e escritório de Guilherme Weischenk, engenheiro-chefe da antiga Companhia Docas de Santos.

CERIMÔNIA

A cerimônia de reabertura contou com a presença do ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, do presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, o do prefeito do município, Rogério Santos.

Ainda, do deputado estadual Caio França; os vereadores Chico Nogueira, Benedito Furtado e Chita Menezes, de Santos, e Raphael Vitiello, de Guarujá; secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi; sindicalistas da região, entre várias autoridades.

“A reabertura deste museu é uma conquista que marca o primeiro passo para a integração porto-cidade”, afirmou Márcio França. “Virão o túnel Santos-Guarujá, o Parque Valongo e o aeroporto metropolitano de Guarujá”, acrescentou.

Anderson Pomini, reconheceu o empenho dos funcionários, homenageando Janete de Almeida Paulo, que presta serviços ao Porto de Santos há 54 anos, com a entrega de uma placa.

Já para o prefeito Rogério Santos, “resgatar a história do Porto é contar a história da cidade.”

ENDEREÇO E COMO CHEGAR

O Museu do Porto de Santos fica na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, esquina com Rua Conselheiro João Alfredo, bairro Macuco, em Santos.

É de fácil acesso por transporte público. Em frente, passam as linhas de ônibus municipais 8 e 80. A uma quadra, está a Estação Porto do VLT, e estação homônima do serviço público de bicicletas Bike Santos.

É possível também agendar horário de visita, pelo e-mail <museudoporto@brssz.com>.


Imagem em destaque: o casarão que abriga o Museu do Porto de Santos, recém reformado. Foto: divulgação Autoridade Portuária de Santos




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 7 =