Parceira Brasil-Angola vai criar rotas de afroturismo

“Diáspora Africana no Brasil – Do Kongo ao Valongo” inclui roteiros, pesquisa, elaboração de programa de ensino, documentário e lançamento de uma plataforma digital


Da Embratur | De Brasília (DF)

Um projeto que aproxima o Brasil de Angola e tem entre seus produtos finais a criação de roteiros de afroturismo nas cidades Mbanza Kongo e Rio de Janeiro receberá formalmente apoio da Embratur.

“Diáspora Africana no Brasil – Do Kongo ao Valongo” foi concebido em parceria entre a Infotur, a agência de promoção do turismo internacional da Angola, e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

REUNIÃO

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou de reunião em 14 de março com o presidente da Infotur, Afonso Vita, e o professor da Unirio, Jair Miranda.

“O afroturismo é um segmento do turismo que está entre as prioridades da Embratur”, afirmou Freixo. “Promovê-lo”, continuou, “vai nos ajudar a construir o Brasil que queremos, estimulando o resgate de nossa história e na valorização da riqueza e da diversidade cultural de raiz africana em nosso país”.

AFROEMPREENDEDORISMO

Nesse sentido, há efeitos positivos também para o afroempreendedorismo, com a geração de emprego e renda, pontou o presidente da Embratur.

Ele completou: “Estamos criando uma coordenação de afroturismo porque entendemos o potencial que o nosso país tem, e esse projeto ‘Do Kongo ao Valongo’ está em sintonia com os nossos objetivos a curto, médio e longo prazo”.

O projeto tem metas para serem cumpridas até o ano de 2027.

Inclui a criação dos roteiros turísticos, pesquisa, elaboração de programa de ensino, produção de documentário e lançamento de uma plataforma digital.

Na reunião, Freixo e Vita também acordaram pela formação de um grupo de trabalho para a elaboração de um termo de cooperação técnica entre as agências.


Imagem em destaque: Avenida dos Monumentos, em Mbanza Kongo, cidade de Angola cujo centro histórico é declarado patrimônio da humanidade, pela Unesco. Foto: INPC / divulgação Unesco




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 4 =