Semana Aziz Ab’Saber evoca legado do geógrafo na preservação da natureza

Programação reúne debates, rodas de conversas e feira de sementes, em São Luiz do Paraitinga, terra natal do grande cientista brasileiro


Do Jornal da USP | De São Luiz do Paraitinga (SP)

Ocorre entre este sábado, dia 22, e a próxima terça-feira, dia 25, a 6ª Semana Aziz Ab’Saber. O evento, aberto ao público e gratuito, será realizado em diversos espaços de São Luiz do Paraitinga, terra natal do geógrafo que dá nome à ‘semana’.

Referência nacional e internacional nos estudos relacionados à defesa e preservação do meio ambiente, Aziz Ab’Saber (1924-2012) foi professor emérito da Universidade de São Paulo (USP). No próximo dia 24, completaria 98 anos.

A 6ª Semana Aziz Ab’Saber tem o objetivo de mostrar às novas gerações a importância e a contribuição desse cientista para o campo da geografia brasileira e mundial.

O evento se configura também em espaço de debates de questões referentes ao meio ambiente, estudos da paisagem e geomorfologia.

Além de professores da USP, participam docentes e pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de Taubaté (Unitau).

Ecologistas e moradores em geral de São Luiz do Paraitinga também são protagonistas nas atividades.

A programação inclui palestras, mesas-redondas, rodas de conversas, entre outras atrações.

Serão apresentados temas como Aziz Ab’Saber e os conflitos por água no Brasil, com o professor Wagner Ribeiro (Departamento de Geografia da USP), e ‘A fotografia e o Aziz fotógrafo’, com o professor Atílio Avancini (Escola de Comunicações e Artes da USP e um dos coordenadores do evento).

XI FEIRA DE SEMENTES

Faz parte ainda a XI Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Tradicionais do Estado de São Paulo, que tem como objetivo reunir produtores de sementes e organizações de diversas regiões do estado, contando com uma grande diversidade de sementes produzidas (a feira ocorrerá no sábado, das 9h às 16h, na Praça Dr. Oswaldo Cruz).

Serão promovidas também rodas de conversas sobre produção de sementes de hortaliças e sementes tradicionais, além do cultivo de plantas medicinais.

Haverá ainda uma visita ao sítio agroecológico Santa Terezinha.

A 6ª Semana Aziz Ab’Saber é promovida pela Secretaria de Turismo e Cultura de São Luiz do Paraitinga, com o apoio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Mais informações pelo e-mail turismo.cultural.slp@gmail.com.


Imagem em destaque: o geógrafo Aziz Ab’Saber. Foto de Marcos Santos/ USP Imagens




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 3 =