Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio precisa ser fortalecida

Confira aqui dados, orientações, vídeos e canais de contato. Danos à saúde mental causados pela pandemia de covid-19 tornam apoio ainda mais necessário


Da Agência Brasil | De Brasília (DF)
Da Associação Brasileira de Psiquiatria | De São Paulo (SP)
Do Centro de Valorização da Vida (CVV) | De São Paulo (SP)

O mês de setembro é marcado por ações de prevenção ao suicídio em todo o país, por meio da campanha Setembro Amarelo.

De acordo com dados apresentados pela campanha, realizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), no Brasil são registrados cerca de 14 mil casos por ano, ou seja, uma média de 38 por dia.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, é a quarta principal causa de mortes, atrás apenas de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

“O suicídio é um grave problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo”, adverte a ABP.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde  (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios.

Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres.

No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio.

As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil).

Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).

SITUAÇÃO NO MUNDO E NAS AMÉRICAS

Mundialmente, a taxa de suicídio está diminuindo, com a taxa global caindo 36%. Mas na Região das Américas, as taxas aumentaram 17% no mesmo período entre 2000 e 2019.

Embora alguns países tenham colocado a prevenção do suicídio no topo de suas agendas, muitos permanecem não comprometidos.

Atualmente, apenas 38 países são conhecidos por terem uma estratégia nacional de prevenção do suicídio.

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA

Neste ano, o Centro de Valorização da Vida (CVV) vai concentrar seus esforços junto à comunidade com palestras, rodas de conversa e informações sobre os cuidados com a saúde emocional e a importância de se falar sobre sentimentos, conversar com pessoas próximas e, se necessário, procurar ajuda profissional.

O CVV completa, em 2022, 60 anos de atuação.

Nessa trajetória, mais de 40 milhões de atendimentos sigilosos foram realizados, sempre de maneira acolhedora e sem julgamentos.

Quando foi fundado, a forma de comunicação mais eficiente era o telefone; hoje, são diversos os canais, por todas as mídias.

“Passamos por diferentes momentos políticos, econômicos e sociais; vivemos uma pandemia; vivemos desastres naturais ou provocados pelo ser humano e, em todas as situações, a essência do CVV continua a mesma e as pessoas continuam precisando de apoio emocional e de um ambiente seguro para desabafarem”, sublinha a instituição.

  • Pelo telefone, o número é 188, em qualquer lugar do Brasil. A ligação é gratuita, tanto por telefone fixo como por celular

Outros meios de contado podem ser acessados por este link: https://www.cvv.org.br/quero-conversar/


Imagem em destaque: arte de divulgação da campanha de prevenção ao suicídio. Por CVV




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 6 =