Telefone 188, de prevenção ao suicídio, agora é único e gratuito para todo o Brasil

As ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV) podem ser feitas de aparelho fixo ou celular; e-mail e chat, e também pessoalmente, são outras formas de atendimento

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil | De Brasília

Ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que auxilia na prevenção do suicídio, a partir de julho de 2018 são gratuitas em todo o país. Um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde, assinado em 2017, permitiu o acesso ao serviço, prestado pelo telefone 188, sem cobrança de tarifa pela ligação.

Por meio do número, pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou que correm risco de cometer suicídio conversam com voluntários da instituição e são aconselhados. Antes, o serviço era cobrado e prestado por meio do 141.

A ligação gratuita para o CVV começou a ser implantada em 2015, por Santa Maria (RS), após o incêndio na boate Kiss, que matou 242 jovens. A partir de 2017, com o convênio com o Ministério da Saúde, gradativamente o serviço 188 gratuito passou a ser implantado, Estado por Estado, em cronograma concluído no último dia 30.

O CVV foi fundando em São Paulo, em 1962, e hoje está presente em todos os Estados. A assistência também é prestada, além do telefone 188, por e-mail, chat e também pessoalmente.

  • CLIQUE AQUI para conferir as outras formas de atendimento do CVV

Imagem em destaque: canais de atendimento do CVV


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 5 =