‘Por essas bandas’ aperfeiçoa filarmônicas do Rio Grande do Norte

Projeto, da Escola de Música da UFRN, leva conhecimento técnico e teórico desenvolvido na academia a estudantes de diversas cidades do estado


Por Karoliny Santos Silva, da Agecom/UFRN | De Natal (RN)

Contribuir para a formação técnica e teórica dos integrantes das bandas filarmônicas de cidades no Rio Grande do Norte (RN).

Essa é uma das propostas do projeto de extensão Por Essas Bandas do RN, desenvolvido pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN).

O projeto, iniciado em julho, já promoveu o intercâmbio de conhecimentos musicais com a banda do município de Macau, Filarmônica Monsenhor Honório, quando seus integrantes visitaram a Escola.

Até o final do ano, devem participar da ação ainda os municípios de Arez, Cruzeta, Jucurutu, Carnaúba dos Dantas, São Gonçalo do Amarante e Natal, local de encerramento do projeto, com a realização de um encontro das bandas filarmônicas participantes.

CONHECIMENTO

O Por Essas Bandas do RN investe em conhecimento dos estudantes das bandas filarmônicas ensinando técnicas dos instrumentos de madeiras e metais, de percussão e de preparação de vocal e meios para desenvolver a autoconfiança dos músicos.

Segundo o coordenador do projeto, Adalto Soares, o objetivo é dar aos estudantes conhecimento de como tocar instrumentos musicais de forma consciente, segura e eficaz.

“Queremos contribuir ainda para a formação técnica e teórica dos integrantes das bandas filarmônicas e das comunidades nelas inseridas. Além das atividades usuais, os estudantes terão acesso a formas de manutenção de equipamentos, regência, editoração de partituras, coreografia e técnicas de iluminação de palco e sonorização”, destaca.

AULAS PRÁTICAS E TEÓRICAS

Em Macau, a programação conta com concertos com os professores da EMUFRN e aulas práticas e teóricas para os participantes do projeto.

Serão promovidos ensaios coletivos preparatórios de repertório para apresentação de um grupo musical, a ser formado por estudantes e professores, com a possibilidade de serem realizadas, também, apresentações solo.

VISIBILIDADE AOS MÚSICOS LOCAIS

O maestro Israel Gleidson, da Filarmônica Monsenhor Honório, considera o projeto muito relevante por dar visibilidade aos músicos da cidade.

“Conhecemos instrumentos que só víamos pela televisão. Estamos buscando assimilar o máximo de alguns ensinamentos, como as técnicas para tocar alguns instrumentos. Quem sabe, com essa formação, alguns alunos se interessam em ingressar para fazer um curso técnico, de extensão ou bacharelado na UFRN”, coloca.

INTEGRAÇÃO MÚSICOS E ESTUDANTES

Para o instrutor Josielson de Oliveira, da filarmônica de Macau, o projeto promove um momento de integração entre músicos e alunos, além de permitir conhecer outras bandas de cidades potiguares e de outras instituições.

Músico desde os 12 anos de idade, ele passou por vários instrumentos desde seu ingresso na Monsenhor Honório, mas sua sede de conhecimento não para de crescer.

“Minha expectativa é que o projeto agregue mais conhecimento para os músicos da banda e também atraia novos músicos”, espera. Ele acredita que o projeto beneficiará também outras bandas e alunos que participam da ação.


Imagem em destaque: grupo de Macau em primeiro encontro do projeto, durante visita à EMUFRN. Foto de Jailton Silva




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 1 =