Livro, gratuito, explica o que músicas nos ensinam

Grandes sucessos têm suas letras analisadas, abordando como elas podem servir de aprendizado para nossa vida


Do IFMG | De Ponte Nova (MG)

Grandes sucessos do cancioneiro popular do Brasil reunidos com base no Direito.

É essa a proposta do e-book “Nossos direitos em música”, produzido pelos alunos do curso Técnico em Administração do Campus Ponte Nova, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), organização de ensino técnico e superior constituída pelo governo federal em 2008.

A obra foi organizada pela professora Cássia do Carmo Pires Fernandes e o músico, poeta e graduando da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Jáder Loures de Brito, que é ex-aluno do IFMG.

Canções como “Que País é Esse” (Renato Russo), “Sementes” (Emicida),  “Cota Não é Esmola” (Bia Ferreira), “A Outra Banda da Terra” (Caetano Veloso), dentre várias outras, são analisadas à luz do Direito Constitucional, Ambiental e Direitos Humanos.

Exercitando a imaginação pedagógica, especialmente no contexto imposto pela pandemia do novo coronavírus que impactou na suspensão das atividades presenciais em todas as escolas do país, emergiu a ideia de ensinar Direito a partir de músicas, resultando no e-book.

O trabalho foi desenvolvido em 2020, dentro da disciplina Noções de Direito.

Esta, por sua natureza teórica, a princípio pode ser vista como engessada ao estudo frio de doutrinas e leis.

Por isso, buscando aproximar os conteúdos da vida dos estudantes, foi lançado o desafio para que relacionassem alguns ramos do direito a músicas de diferentes gêneros e artistas. As escolhas e análises foram de acordo com os interesses dos grupos de estudantes.


Imagem em destaque: arte de divulgação da música “Sementes”, uma das analisadas no livro do IFMG.



GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 4 =