Vídeos orientam idosos na prevenção a quedas

Programa de fisioterapia da USP desenvolveu série com dicas voltadas especialmente a pessoas com mais de 60 anos. Assista aqui


Por Crisley Santana, do Jornal da USP | De São Paulo (SP)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os idosos apresentam maior risco a complicações causadas pelo novo coronavírus. O risco faz com que esse grupo fique mais tempo em isolamento dentro de casa, o que pode ocasionar situações de quedas.

Para mostrar como prevenir esse tipo de situação, o Programa USP 60+, da Universidade de São Paulo, preparou uma série de vídeos chamados Prevenção Antiquedas.

A série busca orientar sobre a importância de se não se arriscar demais durante as atividades domésticas e a identificar fatores de risco que podem levar a quedas, pois além de ferimentos graves, esses episódios podem gerar a incapacidade e dependência de cuidados de familiares ou profissionais, internações e até a morte.

“Como as pessoas estão passando mais tempo dentro de casa e, neste momento, estão tendo que assumir algumas atividades que não faziam antes, orientamos que evite se colocar em demasiado risco”, explica a fisioterapeuta Monica Perracini, especialista em envelhecimento e professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), que dá as orientações na série.

Os vídeos indicam fatores que aumentam o risco de cair quando se está em casa, como por exemplo, desnível e irregularidade dos pisos, iluminação inadequada, tapete solto, móveis e objetos espalhados.

Se expor demais ao realizar atividades do lar, como subir em bancos e cadeiras para limpeza de janelas, também é outro fator.

De acordo com a fisioterapeuta Monica, ao conversar com idosos sobre prevenção, o tom deve ser de conselho e não de punitivismo.

“Eles entendem muito quando conversamos sobre a prevenção para manutenção relacionada a independência, autonomia e qualidade de vida. A conversa deve ser: ‘para você permanecer ativo, evite situações que existe um risco maior e que pode causar uma consequência maior”.

IDEIA

A ideia da produção foi uma junção de projetos pensados por ela e seu grupo de pesquisa, com um convite do médico Egídio Dórea, coordenador do programa USP 60+.

“Criamos o grupo de pesquisa Remobilize, e uma das  propostas era pensar nesses vídeos de prevenção. E calhou com o convite do Egídio de dar uma aula para os idosos da USP”, conta.

Clique aqui para acompanhar todos os vídeos da série, e conferir um resumo com as principais dicas para a prevenção de quedas.


Imagem em destaque: cena de um dos vídeos


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 1 =