‘Ser Atleta’, a exposição que apresenta a diversidade dos esportistas

arte de divulgação da exposição Ser Atleta

Mostra virtual fica no ar até dia 30 de novembro, em site criado pelo Sesc São Paulo. Curadoria é de Katia Rubio, especialista em Jogos Olímpicos


Do Comitê Olímpico do Brasil (COB) | Do Rio de Janeiro (RJ)

Nos 100 anos da primeira participação da delegação do Brasil em Olimpíadas, marcados pela edição de Tóquio, mais de 4 mil atletas olímpicos e paraolímpicos vestiram o uniforme brasileiro. No pódio, só existem três posições. Mas, para além dos medalhistas e suas vitórias, existem outras centenas de atletas com narrativas que envolvem conquistas, lutas, desigualdades, precariedades e disputas.

A exposição ‘Ser Atleta’, realizada pelo Sesc Itaquera (cidade de São Paulo) com apoio institucional do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), ocorre totalmente em ambiente virtual e traz como protagonistas os esportistas.

A proposta é apresentar de forma crítica a história do esporte olímpico brasileiro a partir da ótica dos próprios atletas.

CURADORIA

A curadoria foi realizada por Katia Rubio, jornalista, psicóloga e professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Há mais de 20 anos ela se dedica à pesquisa da trajetória dos atletas olímpicos.

Em referência aos cinco arcos olímpicos, a exposição apresenta cinco eixos da diversidade: “Ser Diferente”, “Ser LGBTQIAP+”, “Ser Migrante”, “Ser Mulher” e “Ser Negra e Ser Negro”.

Em cada um desses segmentos são apresentados quatro atletas olímpicos e dois paralímpicos que – por meio de fotos, vídeos, textos, animações e áudios contam suas histórias de pertencimento e identificações sociais, que ilustram a relação entre o esporte e a sociedade.

Além das narrativas,a exposição apresenta uma Linha do Tempo com 100 marcos históricos que destacam avanços e retrocessos sociais relacionados aos cinco eixos temáticos.

ESPAÇO EDUCATIVO

A exposição virtual conta também com um espaço educativo com materiais direcionados para professores e educadores, visitas mediadas virtuais (com inscrições individuais ou para grupos) e quatro jogos online.

Durante os meses de julho a novembro, a programação do Sesc Itaquera dialogará com a exposição por meio de bate-papos, oficinas, cursos e atividades para todos os públicos, que irão abordar os temas propostos pelos eixos temáticos da exposição.

Disponível até 30 de novembro em seratleta.sescsp.org.br.


Imagem em destaque: uma das artes da exposição digital. Divulgação Sesc São Paulo.




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 6 =