Orquestra Sinfônica do Espírito Santo vai aonde o povo está

São apresentações didáticas, nas escolas, e abertas a toda a comunidade, em seis datas, entre 30 de outubro e 22 de novembro, na Grande Vitória.


Da Agência de Notícias do Governo do ES | De Vitória (ES)

A Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) vai realizar mais uma temporada de apresentações didáticas em escolas de bairros de alto índice de vulnerabilidade social, que fazem parte do eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado.

Serão seis apresentações no total, com horários pela manhã e à noite, totalmente abertas para a comunidade local.

A primeira apresentação da série “Orquestra nas Escolas” será nesta quarta-feira, dia 30, às 19 horas, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ana Lopes Balestrero, em Cariacica.

Depois, a temporada de concertos passará por escolas dos municípios da Serra, Vila Velha e Vitória.

No repertório, obras de compositores clássicos, trilhas sonoras de filmes e games, MPB, rock, congo e, pela primeira vez, o rap, com a presença do rapper capixaba Feijó.

O maestro da Oses, Helder Trefzger explica a seleção do repertório. “Quando escolhi as obras, a ideia foi misturar essas diferentes linguagens e estilos, aproximando a música clássica com a realidade dos alunos. Nosso objetivo é fazer uma apresentação que seja única e marcante para a história deles”, afirma.

As apresentações, segundo Trefzger, vão servir de estímulo e inspiração para os alunos. “Queremos que eles se sintam acolhidos pela Orquestra, mostrando que a música clássica pode ser acessível e fazer parte de suas vidas”, completa.

RODAS DE CONVERSA

A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) também vai participar do “Orquestra nas Escolas” com o projeto “Fames nas Comunidades”.

A ação vai contar com a presença de estudantes voluntários da Fames em apresentações musicais e rodas de conversas com os jovens dessas localidades.

O repertório musical, desenvolvido pelos próprios estudantes especialmente para a apresentação, mistura música erudita e popular.

“A proposta é envolver o público com uma música original e que tenha identidade com a juventude. Mas, o conteúdo principal fica por conta do protagonismo dos estudantes da Fames, que além de mostrar o seu talento, vão compartilhar suas histórias de vida e as oportunidades que lhes foram abertas através do estudo da Música”, explica o coordenador do projeto, Fábio Carvalho.

O grupo de estudantes é formado por: Mariele Silva (trombone), Izabel Santos (trompete), Vinícius Souza (percussão), Edson Neto (percussão) e Júnior Montenegro (Violino).

Confira a agenda de apresentações:

30 de Outubro de 2019
Horário: 19h às 20h
Cariacica
EEEFM “Ana Lopes Balestrero”
Endereço: Rua Lourival de Almeida, 540-586 – Flexal I, Cariacica
Oficina Fames: 16h às 18h

18 de Novembro de 2019
Horário: 19h às 20h
Serra
EEEFM Jacaraípe
Endereço: Rua Guacira, 713, Jardim Atlântico, Serra – ES.
Oficina Fames: 16h às 18h

19 de Novembro de 2019
Horário: 10h às 11h
Vila Velha
EEEFM Professor Geraldo Costa Alves
Endereço: Rua Rubéns Braga – Boa Vista II, Vila Velha
Oficina Fames: 08h às 09h30

20 de Novembro de 2019
Horário: 10h às 11h
Vitória
EEEFM Elza Lemos Andreatta
Endereço: Rua Amadeu Muniz Corrêa, 100, Ilha das Caieiras, Vitória
Oficina Fames: 08h às 09h30

21 de Novembro de 2019 Horário: 19h às 20h
Serra
EEEFM Vila Nova de Colares
Endereço: Rua Alfredo Galeno, 12, Vila Nova de Colares, Serra
Oficina Fames: 16h às 18h

22 de Novembro de 2019
Horário: 10h às 11h
Cariacica
EMEF Padre Anthonius Lute
Endereço: Rua Paraguai, 16 – Nova Esperança, Cariacica
Oficina Fames: 08h às 09h30


Imagem em destaque: apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo em escola. Foto: Divulgação/Governo do ES


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 7 =