No Acre, crianças aprendem na escola a deixar os bichos na floresta

Projeto da Ufac com estudantes da rede pública em Rio Branco aponta riscos da domesticação de animais silvestres.

Da Ufac | De Rio Branco (AC)

Realizar ações educativas em escolas da rede pública localizadas em Rio Branco.

Esse é o objetivo do projeto de extensão “Educação Ambiental na Prevenção de Zoonoses Transmitidas por Animais Silvestres”, do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Coordenado pela professora Vânia Ribeiro, o projeto visa conscientizar sobre riscos no uso e convivência com animais silvestres, enfatizando as principais doenças que podem ser transmitidas ao ser humano.

Da grade curricular à atividade de extensão, o projeto teve início a partir da criação de um grupo de pesquisa em animais silvestres, composto por estudantes de diferentes períodos de Medicina Veterinária.

Atualmente, são cerca de 16 universitários com a perspectiva de atender cerca de 800 jovens e crianças das escolas estaduais Serafim Salgado, no bairro Esperança, e Dr. João Aguiar, no conjunto Manoel Julião. Essa é a segunda edição do projeto.

“Faz parte da nossa cultura tanto a criação de animais silvestres como animais de estimação. Uma grande quantidade de aves, macacos, jabuti e até pacas já vimos em cativeiro”, conta Vânia Ribeiro. Ela adverte:

“É importante ter em mente que, quando retiramos um animal da floresta, especialmente uma floresta rica como a nossa, nunca sabemos que tipo de micro-organismo estamos carreando para casa.”

O projeto consiste na apresentação de ações educativas por meio de teatro e apresentação de slides.

A ideia é alertar jovens e crianças para eventuais perigos do contato com esses animais através das informações. Entre as doenças, como resultado de possível contato com bichos, estão hepatite, raiva, brucelose, leptospirose, psitacose etc.

Como base para a atividade, os acadêmicos utilizam o livro “Animais Silvestres – Convivência e Riscos”, das colaboradoras Vânia Ribeiro e Luciana Medeiros, o qual pode ser acessado pelo site da Editora da Ufac (Edufac).

  • Clique aqui para ler o livro “Animais Silvestres – Convivência e Riscos”
Imagem em destaque: atividade lúdica com as crianças. Divulgação Ufac


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 9 =