“Memorial Panelas”. Por G.O.Aragão

A saudade do sertão, da outrora Boca da Mata, chega de “supetão”. “Quem lá nasceu sabe do que estou a falar”

MEMORIAL “PANELAS”
Por G.O.Aragão* | Do Rio de Janeiro (RJ)

Há dias em que a saudade nos chega de supetão e, sem mandado judicial, sai destramelando a porta das lembranças; empurrando-nos, compulsoriamente, para as veredas da infância.

Foi assim que me deparei, de chofre, com uma imagem monumental, impressa na minha tela mental, que a nominei de Memorial ‘Panelas’. Sim, foi lá no Sítio Panelas que nasci, em 49 do século passado, num cantinho de Nossa Senhora da Gloria – SE, outrora Boca da Mata; faixa de terra divisando com a localidade não menos importante na minha memória afetiva – PEDRA D’ÁGUA.

Não tenho orgulho, mas autoestima elevada, por ser Pedra D’água terra dos meus avós maternos; lugar de gente pequena, em se tratando de estatura física, atarracada, como este que vos fala. Grandes mesmo só a língua, no sentido de voz altiva, e as orelhas, marcas registradas e identitárias, graças a Deus, porque assim Ele nos escuta e nós também a Ele.

Foi por tudo isso que resolvi revelar este tiquinho de lembranças, antes da intromissão do Dr. Alzheimer que, apesar de tudo, tem mérito; apaga o presente, mas o passado fica ‘urnado’, eletronicamente; aliás, nada mais moderno que urna eletrônica, privilégio, exclusivo, dos eleitores de Pindorama:

O Riacho das Parelhas
Fez encontro inusitado,
Juntou-se ao das Abobreiras
Formando o Poço Salgado.

Quem lá nasceu sabe do que estou a falar.

Quebrei até o protocolo de passar pela rede antes da cama, desta vez a rede foi web, em forma de fusca ww+1..falando em fusca, êita bichinho barulhento, vigi! Parece até assembleia de professoras (es).

Até o próximo lampejo. A cama está a me chamar.

Imagem em destaque: área rural e caatinga em Nossa Senhora da Glória. Foto de @waasantista/arquivo


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 7 =