A resistência, a transgressão, a visão crítica. É a Bienal Näifs do Brasil

Evento em Piracicaba chega à 14ª edição com mais de 200 obras, entre gravuras, desenhos, pinturas, bordados, esculturas e vídeos, entre outras manifestações artísticas

Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Curitiba (PR)

Aquela arte feita sem técnicas consolidadas, de modo espontâneo, intuitivo, geralmente por autodidatas, artistas populares.É, em linhas gerais, o conceito de arte näif. O que de mais impressionante se produziu e se tem criado no país, nessa vertente, está em exposição na Bienal Näifs do Brasil, que começou no último dia 18 de agosto e se estende até dia 25 de novembro.

O evento – criado em 1992 e que em 2018 chega à 14ª edição – ocorre em Piracicaba, na unidade do Sesc naquela cidade do interior paulista. E o melhor: tem entrada gratuita.

São mais de 200 obras, de 120 artistas näifs brasileiros, de 21 estados diferentes.

Entre os trabalhos expostos estão desenhos, gravuras, pinturas, bordados, esculturas e vídeos, entre outros tipos de manifestações artísticas.

“A Bienal se reafirma como maior evento de arte naïf do país, destacando peças que simbolizam não apenas a infinidade de relações do homem com a fauna, a flora, com o sagrado e o religioso, mas também o caráter transgressor e insubordinado do artista naïf, sua visão crítica, engajamento e resistência”, resume texto de apresentação da mostra.

A Bienal Näifs do Brasil é promovida pelo Sesc do Estado de São Paulo.

  • Acesse aqui o site da Bienal Näifs do Brasil para saber mais detalhes do evento
  • Confira aqui fotos de algumas obras em exposição

Imagem em destaque: foto de uma das pinturas da mostra. Foto de Sílvia Balady


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 5 =