Junho, mês de São João. E de muitas mostras de cinema

In-Edit (documentários musicais), em São Paulo; Olhar de Cinema, em Curitiba; CineOP, em Ouro Preto; e Santos Film Fest, na cidade litorânea movimento o audiovisual nacional nestas semanas


Por Wagner de Alcântara Aragão ( @waasantista ) | De Santos (SP) e Curitiba (PR)

Junho, mês de São João, arraiais e quermesses, também tem se caracterizado pelo movimento calendário de mostras e festivais de cinema no Brasil.

Mapeamos pelo menos quatro desses eventos, consolidados no setor audiovisual nacional.

Trazemos, a seguir, um resumo de cada um deles

IN-EDIT BRASIL, CINEMA E MÚSICA

O In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical ocorre entre os dias 12 e 23, em São Paulo. A organização adianta que haverá mostras itinerantes por outras cidades, ainda a serem definidas.

A Competição Nacional do In-Edit Brasil terá a exibição de cinco títulos, sendo quatro inéditos – com pré-lançamento justamente no festival.

Mas, em outras categorias, haverá dezenas de outros filmes mais sendo exibidos, inclusive curtas-metragens.

As sessões ocorrem em diversas salas, como Cinesesc, Cinemateca Brasileira, Spcine Olido e unidades dos CEUs (Centros Educacionais Unificados).

Há também sessões online (ver aqui).

Clique aqui e confira a programação.

A maior parte da programação é gratuita (sobre ingressos, ver aqui)

OLHAR DE CINEMA, EM CURITIBA

Exibição de filmes e seminários compõem a programação do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que vai de 12 a 20 de junho.

As sessões estão distribuídas em quatro locais (Cine Passeio, Cinemar Muller, Teatro da Vila e Ópera de Arame).

Clique aqui para conferir a programação.

SANTOS FILM FEST

A 10ª edição do Santos Film Fest, o maior do litoral de São Paulo, homenageia a atriz Carol Castro e a cineasta Júlia Rezende.

O festival vai de 18 a 26 de junho, com mais de 70 filmes a serem exibidos, além de bate-papos e atividades formativas. Há, inclusive, sessão infantil.

As atividades ocorrem em espaços como Cine Roxy, Sesc, UniSantos, Cine Arte Posto 4 e Cinemateca de Santos; em praças públicas, como no BNH, na Lagoa da Saudade e na Concha Acústica; e em escolas municipais e estaduais.

Confira a programação clicando aqui.

CINEOP, EM OURO PRETO

A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto começa dia 19 e vai até 24 de junho. É a 19ª edição da mostra, que engloba também o 19º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros; e Encontro da Educação: XVI Fórum da Rede Kino.

“São filmes em pré-estreias nacionais e retrospectivas, homenagens, seminário, debates, oficinas, sessões cine-Escola, mostrinha de cinema, exposições, cortejo, shows musicais e atrações artísticas”, afirma texto de divulgação.

A maior parte da programação se dará no Centro de Convenções, mas há atividades na Praça Tiradentes também.

Clique aqui para acessar a programação.


Imagem em destaque: Carol Castro, a ser homenageada no Santos Film Fest. Foto: @castrocarol




CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Um comentário sobre "Junho, mês de São João. E de muitas mostras de cinema"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 7 =