Uma escola pública de cinema no legendário Mercado de Santos

Edifício de arquitetura de estilo moderno de 1947, no ponto de comercialização que funciona há 120 anos, terá anexo com espaço de formação e estúdios para produção audiovisual


Por Wagner de Alcântara Aragão, da Revista Intertelas | De Niterói (RJ)

Um dos pontos mais tradicionais do litoral de São Paulo – o Mercado Municipal de Santos, em funcionamento há 120 anos – passará por um processo de requalificação e, entre os investimentos anunciados, está a implantação de uma escola pública de cinema no local. As obras devem começar ainda neste semestre, segundo a Prefeitura.

Além de ambiente de formação, o projeto inclui a instalação de estúdios, também públicos. A expectativa é que o novo empreendimento – denominado Centro Temático de Cinema de Santos – fomente ainda mais a cadeia produtiva do audiovisual na cidade e na região.

Santos já é, historicamente, cenário de produções dos mais variados gêneros. Peças publicitárias, novelas, séries e filmes são ambientadas nas ruas do Centro Histórico, ou na paisagem da orla e em outros legais emblemáticos, como o porto e a Vila Belmiro.

A cidade se destaca ainda pelo parque exibidor alternativo.

Somam-se às salas em shoppings, um cinema comercial de rua dos mais antigos do país (o Cine Roxy, inaugurado em 1934) e espaços públicos de projeção como o Cine Arte Posto 4, o Cine Toninho Dantas, o Museu da Imagem e do Som de Santos e as salas de bairro, nas Vilas Criativas. Cineclubes como o Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília; Cinemateca e ainda pontos como a Associação Cultura José Martí promovem sessões também.

Na difusão, da década passada para cá a cidade entrou no circuito de mostras e festivais. O Curta Santos – Festival de Cinema de Santos, por exemplo, terá em 2022 sua 20ª edição. Outro que se firma como referência é o Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos. Em junho próximo, ocorrerá a oitava edição do evento.

Com a escola e os estúdios públicos, a expectativa é que se democratize o acesso à formação em audiovisual.

Há iniciativas nesse sentido, como o Instituto Querô, que há 16 anos atende adolescentes e jovens em vulnerabilidade social. As produções do Querô há muito circulam pelo universo do cinema. Outra opção é privada – o curso de Produção Audiovisual da Universidade São Judas, antiga Unimonte (Universidade Monte Serrat).

Estrutura

De acordo com o que foi informado pela Prefeitura, o Centro Temático de Cinema de Santos será instalado no prédio anexo à edificação principal do Mercado Municipal – uma construção de arquitetura moderna, inaugurada em 1947. Serão em torno de 1 mi metros quadrados, e dois pavimentos.

“O espaço contará com estúdios públicos para atender a demandas da própria escola e de produções regionais, nacionais e até internacionais; escola com formação continuada e oficinas de história do cinema, direção de atores, direção de arte, roteiro, entre outros temas que possam atender tanto profissionais do audiovisual como qualquer pessoa que se interesse pela área”, ressalta texto de divulgação.

O projeto da escola e estúdios públicos de cinema de Santos envolve as secretarias de Cultura e de Economia Criativa.


Imagem em destaque: perspectiva da área interna do Mercado Municipal de Santos, com a requalificação. Divulgação Prefeitura




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 3 =