Animais silvestres retornam à natureza no Amapá

Ação conjunta entre ICMBio e Ibama resulta na reintrodução de sete espécies em áreas de preservação; confira vídeo


Da Comunicação do ICMBio | De Brasília (DF)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou a soltura de 15 animais silvestres em áreas preservadas do Estado do Amapá.

Entre as espécies reintroduzidas, estão veado-roxo, veado-campeiro, macaco-prego, macaco-aranha, jaguatirica, capivara e tartaruga-verde.

A ação foi concluída em março último.

REABILITAÇÃO

Os foram resgatados ou apreendidos por órgãos ambientais e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passaram por avaliação e reabilitação até o momento da soltura.

Os profissionais do Cetas monitoraram atentamente o comportamento das espécies para avaliar sua adaptação ao ambiente natural.

TRANSIÇÃO BEM-SUCEDIDA

Durante a soltura, os animais se dirigiram para a floresta, indicando uma transição bem-sucedida para seu habitat natural.

As áreas selecionadas oferecem uma correspondência ecológica ideal para as espécies reintroduzidas.

Ações como repatriações e solturas de animais silvestres representam um esforço essencial para o retorno à natureza.

A iniciativa não apenas visa a preservação das populações locais, mas também desempenha um papel fundamental na conservação da biodiversidade brasileira.

O ICMBio e o Ibama são duas instituições públicas federais, ligadas ao Ministério do Meio Ambiente.


Imagem em destaque: momento da soltura. Foto: divulgação ICMBio




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Um comentário sobre "Animais silvestres retornam à natureza no Amapá"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 4 =