Aplicativo público ‘Ouitê’ orienta para a amamentação

Dispositivo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); acesse aqui link para baixar


Da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) | De Manaus (AM)

Pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) desenvolveram um aplicativo, público e gratuito, que orienta para a amamentação.

O dispositivo foi batizado com o nome de ‘Ouitê – Amamenta e Alimenta’. O termo ‘Ouitê’ vem do tupi guarani, e significa “mãe”.

Recentemente, foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), órgão responsável por registrar e proteger propriedades industriais desenvolvidas no Brasil.

O registro é importante para garantir a proteção intelectual, e evitar possíveis litígios e conflitos de marcas.

FUNCIONALIDADES

No aplicativo há folders, cartilha educativa e vídeos, desenvolvidos pelos acadêmicos, sob a orientação de docentes.

Há conteúdo sobre aleitamento materno e alimentação complementar, tendo como referência o guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos (ver aqui).

O material traz orientações sobre as boas práticas de manipulação do leite materno, recomendações quanto à importância e os benefícios da criação de salas de amamentação nas creches, e também sobre alimentação complementar saudável para crianças até os dois anos de idade.

“Com esse aplicativo, esperamos contribuir para que os colaboradores de creches adotem boas práticas de manipulação do leite materno, desde a recepção, armazenamento, manipulação e oferta para as crianças assistidas”, explica o professor Ronilson Freitas, coordenador da atividade de extensão e um dos idealizadores do aplicativo.

O pesquisador acrescenta: “E que também incentive a continuidade da prática do aleitamento materno até os 2 anos de idade ou mais, orientando as mães sobre o processo de extração, armazenamento e transporte do leite materno até a unidade educativa do seu filho. Esse tipo de ação tem como principal meta o fortalecimento das políticas públicas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno”.

PONTE ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Para o acadêmico do curso de Medicina Wolfgang de Paula, desenvolvedor do aplicativo, a iniciativa representa “a síntese do futuro da Medicina, em que e informação desempenham papéis fundamentais”.

Ele diz: “Vejo o aplicativo como uma ponte entre a teoria e a prática, proporcionando acesso a conteúdo confiável sobre alimentação infantil. Acredito que ele será uma ferramenta valiosa para a comunidade, contribuindo para uma nutrição mais saudável e um desenvolvimento infantil sólido, refletindo meu compromisso com o cuidado da saúde pública”.

O aplicativo foi desenvolvido no âmbito do Programa Atividade Curricular de Extensão (Pace), pelo projeto intitulado ‘Ações de educação em saúde para colaboradores de creches públicas sobre aleitamento materno e alimentação complementar para crianças até os dois anos de idade’, vinculado ao Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Ufam (DSC/FM/Ufam).

O projeto de extensão foi registrado na Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Ufam, sob o número Pace-00709/2022.


Imagem em destaque: identidade visual do aplicativo Ouitê – Amamenta e Alimenta




CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 4 =