35ª Bienal de São Paulo e 22ª Bienal Sesc Videobrasil. De graça, na capital paulista

Duas dicas de um mergulho em profundas expressões artísticas; fomos visitar ambas, e trazemos as principais impressões; confira fotos e vídeos


Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De São Paulo (SP)

Duas grandes bienais culturais ocorrendo na cidade de São Paulo neste início de dezembro são arte pura. E gratuitas.

Uma delas é a 35ª Bienal de São Paulo, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. Ela está nos últimos dias: vai até o domingo dia 10. A abertura foi lá atrás, em 6 de setembro.

A outra é a 22ª Bienal Sesc Videobrasil, no Sesc 24 de Maio, região central da cidade. Esta tem mais tempo para ser visitada: fica em cartaz até 25 de fevereiro de 2024.

A Rede Macuco esteve recentemente nas duas. E recomenda demais, tanto a quem mora na Grande São Paulo, como a quem é de fora é quiser fazer um passeio na capital paulista.

UMA BIENAL SOB NOVA CONCEPÇÃO

A Bienal de São Paulo tem logo como destaque o espaço onde se realiza: uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer.

Mas, em especial esta edição, chama a atenção por sua nova concepção.

Com o tema ‘Coreografias do impossível’, a 35ª Bienal de São Paulo teve curadoria coletiva.

Priorizou artistas negros e indígenas, e obras artísticas que chamam a atenção para a diversidade étnico-cultural.

Em instalações, artes visuais diversas e na programação de rodas de conversa, música e outras atrações, a busca por essa relação com pautas de inclusão se faz evidente.

A gastronomia fica por conta da cozinha popular do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Quando visitamos a Bienal, encontramos o político Eduardo Suplicy e o representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, dando aquela força na preparação da comida e no atendimento ao público.

Para visitar com calma a Bienal, e ainda aproveitar pelo menos uma das atrações formativas ou artísticas, dá para reservar um dia inteiro.

Clique aqui e saiba mais detalhes, e acompanhe a programação atualizada da 35ª Bienal de Arte de São Paulo.

O UNIVERSO DO AUDIOVISUAL

Na 22ª Bienal Sesc Videobrasil, uma viagem no universo do audiovisual, com produções de vários gêneros e modalidades.

O tema desta edição é ‘A memória é uma ilha de edição’.

Outras instalações, embora não propriamente em audiovisual, de alguma maneira expressam a relação que guardamos com esse tipo de mídia.

Por exemplo, um cenário que reproduz, em miniatura, uma sala de estar em que a televisão, transmitindo uma partida antiga de futebol, é o foco das atenções.

Um detalhe que desperta as mais variadas sensações no público: os moradores ali são baratas. Empalhadas? Ou são de mentirinha? A dúvida fica.

Entre outros pontos mais de destaque, está referências ao cenário do emblemático ‘Fa-Tal – Gal a todo vapor’, show de Gal Costa homônimo ao disco lançado em 1971. Quem assistiu ao filme ‘Meu nome é Gal’, recentemente em exibição, tem a sensação de estar diante do longa-metragem.

Para aproveitar com calma tudo o que a 22ª Sesc Bienal Videobrasil proporciona, o ideal é reservar pelo menos um período inteiro do dia – manhã ou tarde. Vale cada hora dedicada ali.

Clique aqui e saiba mais detalhes, e acompanhe a programação atualizada da 22ª Bienal Sesc Videobrasil.

  • Prefira o transporte público para os deslocamentos. Diversas linhas de ônibus servem o Parque Ibirapuera. De metrô, duas estações se encontram relativamente próximas: AACD Servidor (Linha Lilás) e Ana Rosa (Linhas Verde e Azul). O Sesc 24 de Maio fica entre as estações de metrô Anhangabaú (Linha Vermelha) e República (Linhas Vermelha e Amarela).

Imagem em destaque: vista geral da 22ª Bienal Sesc_Videobrasil. Essa e demais fotos, por @waasantista




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Um comentário sobre "35ª Bienal de São Paulo e 22ª Bienal Sesc Videobrasil. De graça, na capital paulista"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 1 =