Goiânia Mostra Curtas aposta no revigorar do audiovisual brasileiro

Evento chega à 22ª edição, de 3 a 8 de outubro, homenageando Cristina Amaral. Exibição de 77 filmes e muitas atividades de formação compõem a programação, gratuita


Da Goiânia Mostra Curtas | De Goiânia (GO)

Começa nesta terça-feira, dia 3, e segue até domingo, 8 de outubro, a Goiânia Mostra Curtas.

É a 22ª edição do evento, no Teatro Goiânia, Centro da capital de Goiás.

Ao todo, serão exibidos 77 filmes.

“Trata-se de uma seleção de curtas-metragens de todas as regiões do país para mostrar que o audiovisual brasileiro resiste, mesmo diante dos obstáculos impostos pelas dificuldades que a cultura enfrentou nos últimos anos. Em 2023, a reconstrução da política para a audiovisual volta com mais vigor e renovação”, destaca texto de divulgação da Goiânia Mostra Curtas.

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

Além das exibições de curtas-metragens, a programação, toda gratuita, inclui  atividades de formação.

Entre os cursos oferecidos estão ‘Melodrama Decolonial’, ministrado pela diretora e roteirista Clara Anastácia, nos dias 4, 5 e 6 de outubro, às 9h, e ‘O Mercado Audiovisual para Roteiristas’, com a produtora Mariana Brasil, on-line, nos dias 5 e 6 às 14h.

A cineasta Cristina Amaral é a homenageada da 22ª Goiânia Mostra Curtas.

Ela é conhecida por seu trabalho na montagem de filmes de renomados diretores, como Andrea Tonacci, Carlos Reichenbach, Edgard Navarro, Joel Yamaji, Carlos Adriano, Paula Gaitán, Raquel Gerber, entre outros.

“O trabalho de Cristina nos lembra que o cinema é um meio pelo qual podemos desafiar as convenções, reescrever narrativas e, em última análise, moldar a percepção do mundo e do Brasil que nos rodeia. Em nome da Goiânia Mostra Curtas, queremos expressar nossa sincera gratidão à Cristina Amaral”, destaca a diretora geral do festival, Maria Abdalla.

SOBRE O EVENTO

A 22ª Goiânia Mostra Curtas é uma realização do Icumam Cultural e Instituto, do Governo do Estado de Goiás e da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás por meio do Programa Goyazes 2022. Conta com Patrocínio da Rodonaves Transportes e apoio institucional da Prefeitura de Goiânia por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Goiânia, Apoio do Sebrae Goiás e da Paradiso Multiplica.

“Desde 2001, o festival tem se tornado um dos mais expressivos no cenário nacional e tem cumprido o objetivo de divulgar o cinema de curta-metragem e valorizar a diversidade social, política, étnica e cultural brasileira. Ao longo de todo esse tempo, o festival vem contribuindo para a formação, capacitação e desenvolvimento da área, tanto no Centro-Oeste, como em todo o Brasil”, assinala a organização.


Imagem em destaque: a cineasta Cristina Amaral. Foto: acervo Mostra Internacional de Cinema




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 6 =