TVT completa 13 anos no ar. Mas essa história começa bem antes

Emissora de televisão aberta mantida por sindicatos de trabalhadores tem origem como produtora de vídeo, em 1982; confira como sintonizar na sua casa


Com informações da Rede Brasil Atual | De São Paulo (SP)

A TVT, a TV dos Trabalhadores, completou em 23 de agosto último 13 anos no ar.

Trata-se de uma emissora de televisão aberta, de caráter educativo, mantida pela Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, entidade cultural sem fins lucrativos vinculada ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e ao Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

A defesa da democracia e da justiça social, e o fortalecimento da cidadania, são os princípios que norteiam a atuação da TVT.

A emissora tem sede em São Paulo, na Avenida Paulista, 1274, 8º andar, bairro Bela Vista, próximo ao Masp.

O compromisso com os direitos humanos e as garantias fundamentais passa pela ampliação das vozes dos movimentos sociais, que carregam histórico de silêncio nos grandes veículos comandados pelo capital financeiro.

O PROJETO

A TVT, como emissora aberta, foi ao em 23 de agosto de 2010. No entanto, sua existência é bem anterior.

Ela nasceu em 1982, como uma produtora de vídeo com objetivo de retratar a história dos trabalhadores metalúrgicos ligados ao sindicato do ABC.

Naquela época, as lutas sociais eram efervescentes e os movimentos sociais estavam prestes a derrubar uma ditadura civil, militar e empresarial que persistia desde 1964.

Em 1987, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), então deputado constituinte, fez um pedido para o registro da entidade através de uma concessão pública. Foram os primeiros passos da TVT.

Depois de quase 30 anos a TV dos trabalhadores saiu do papel.

A democratização dos meios de comunicação sempre foi um norte que tangenciou a história da TVT. Hoje, a emissora cresce a cada passo, enquanto mantém os princípios que nortearam sua fundação.

COMO SINTONIZAR

Na Grande São Paulo, a TVT é sintonizada pelo Canal 44.1 (sinal digital HD aberto) ou canal 512 NET HD-ABC.

Em outras regiões do Brasil, é possível sintonizar por emissoras locais parceiras.

Clique aqui e confira quais são elas.

A programação vai ao ar também pelo youtube; acompanhe aqui.


Imagem em destaque: trabalho na TVT. Foto: reprodução TVT



Livro ‘Santos, 1989’: clique aqui para saber mais e, se gostar, adquirir um exemplar


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 9 =