‘Uma noite no museu’, o circuito de passeio em Belém, depois do pôr do sol

Atividade tem nesta sexta-feira, dia 1º, sua quarta edição; confira equipamentos culturais que compõem o roteiro, e fotos e vídeos de visitas anteriores


Por Amanda Engelke, pela Agência Pará | De Belém (PA)

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza nesta sexta-feira, dia 1º, a quarta edição do projeto ‘Uma noite no museu’, em Belém.

A novidade desta vez é a incorporação do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) no circuito noturno de visitação por museus e memoriais no centro histórico da capital.

A programação começa às 18h e vai até às 22h, e a entrada é gratuita.

O CIRCUITO

Além do IHGP, integram o circuito noturno o Museu do Forte, o Museu do Círio, o Museu do Estado do Pará, o Museu de Arte Sacra e o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas.

Ainda, o Centro Cultural Palacete Faciola, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Parque Cemitério Soledade, que foram integrados ao projeto na terceira edição.

A participação de um grande público tem chamado a atenção da secretária estadual de Cultura, Ursula Vidal. “Esperamos novamente a forte adesão do público para que esta edição também seja um sucesso”, aposta.

Cemitério da Soledade também integra passeio. Foto: Marcelo Seabra/ Agência Pará

A cada edição, explica ela, procura-se agregar uma novidade.

“Nesta, incorporamos o IHGP, esse instituto centenário abrigado em um antigo casarão do período imperial, bem perto do Museu do Estado, e que estará com duas exposições belíssimas”, assinala.

A secretária destaca ainda os impactos positivos da ação.

“Todo esse movimento fortalece a economia da cultura e da arte e valoriza não só os equipamentos museais, mas também a paisagem urbana e o nosso patrimônio histórico”, afirma.

EXPOSIÇÕES

Entre as exposições que poderão ser visitadas na noite desta sexta-feira estão: “Brecheret Modernista – A Imagem Indígena como Símbolo de Brasilidade”, no Museu do Estado do Pará; “Eneida Simplesmente”, no Museu da Imagem e do Som, no Centro Cultural Palacete Faciola; “Uma Poética Natural”, na Galeria Fidanza do Museu de Arte Sacra; e “Amazônia Presente”, na Casa das Onze Janelas.

Ação tem atraído público. Foto: Marcelo Seabra/ Agência Pará

No Museu do Estado ainda, o público presente terá acesso à reserva arqueológica que está sob a salvaguarda da Secretaria de Cultura.

Entre as peças estão urnas funerárias e outros itens de acervo do Cemitério da Soledade, coletados em escavações.

A programação, intitulada “Arqueologia para Todos”, contará com mediações guiadas pela equipe de arqueologia da Secretaria de Cultura e também é uma das novidades desta edição.

A quarta edição do ‘Uma noite no museu’ contará, ainda, com o Preamar da Criatividade, na Praça da Fonte, com um set do DJ ProEfx a partir das 17h.

O momento integrará as atividades no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, proporcionando aos visitantes a experiência de uma conexão (ou ainda reconexão) com os espaços museais do complexo Feliz Lusitânia, por meio da integração com a música.


Imagem em destaque: público na visita noturna ao Museu do Estado do Pará, em Belém. Foto: Marcelo Seabra/ Agência Pará




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 2 =