Mostra Lugar de Mulher é no Cinema tem filmes, formações e homenagem a Léa Garcia

Evento ocorre em Salvador, de 5 a 9 de julho. Atividades têm entrada gratuita. Há programação disponível pela internet também


Da Fundação Cultural do Estado da Bahia | De Salvador (BA)

Oficinas, debates e muito cinema.

A sexta edição da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema chega com diversas atividades, propondo um espaço de acolhimento, troca de conhecimento e diversão para cineastas iniciantes e veteranas, cinéfilos e toda a comunidade que tenha interesse pelo audiovisual feito por mulheres e pessoas não binárias.

O evento começa nesta quarta, dia 5, e segue até domingo, em Salvador, na Sala de Cinema Walter da Silveira e no Goethe-Institut.

A entrada é gratuita.

Além das sessões presenciais, serão realizadas sessões on-line.

Ao todo, serão exibidos 46 filmes.

Projeções com focos especiais em questões de raça e sexualidade, por exemplo, são uma das atrações do evento, cuja primeira edição ocorreu em 2017.

As sessões de cinema ocorrem das 16h às 20h, na Sala Walter da Silveira, com as Mostras Matinê e Luas.

Além disso, neste ano, para firmar mais ainda um tom interativo, a Mostra juntamente com o Velho Espanha Bar e Cultura, oferecem uma programação para o “after” das sessões, ali mesmo, em frente à sala Walter da Silveira, com atrações musicais para todos os gostos.

No domingo, haverá uma festa de encerramento, na qual as vencedoras escolhidas pelo júri da Mostra serão anunciadas.

OFICINAS

As duas oficinas e a masterclass oferecidas pela Mostra ocorrem nos dias 5 e 6, nos turnos matutino e vespertino, no Goethe-Institut, no Corredor da Vitória.

Detalhes sobre cada atividade, formulário de inscrição e condições de participação serão informadas no instagram do evento: @mostramulhernocinema .

HOMENAGEM

É uma tradição da Mostra realizar uma homenagem para uma artista brasileira, que tenha contribuído de maneira fundamental para o cinema nacional e para a cultura do país como um todo.

Nesta edição, o evento celebra a atriz D. Léa Garcia.

Além da presença marcante em todas as esferas artísticas nacionais e internacionais, D.Léa acumula prêmios e nomeações em diversos festivais, como a Palma de Ouro de Cannes, no qual ela foi indicada por sua Serafina, no filme Orfeu do Carnaval, em 1957.

Léa também já recebeu dois Kikitos, em Gramado: um em 2004, por Filhas do Vento, de Joel Zito Araújo, e outro em 2013, por Acalanto, de Arturo Sabóia.

“Minhas homenagens e prêmios sempre foram muito importantes e esta tem essa relevância de se fazer uma mostra de cinema e para mim essa importância é muito grande, porque também é a inclusão da mulher no audiovisual. Então, esse reconhecimento enquanto atriz, dentro do cinema, é um reconhecimento e um incentivo para as próximas gerações dentro do audiovisual”, comenta a artista.

A sexta Mostra conta com patrocínio do Governo da Bahia, por meio do edital ‘Respeita as Minas’, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, e tem como instituição executora o IADES, realização das produtoras Salamandra Produções, Olho de Vidro e Favela Cult.

Tem o apoio institucional da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA), por meio da Diretoria de Audiovisual (Dimas). E apoio cultural do Goethe Institut e Velho Espanha Bar e Cultura.


Imagem em destaque: arte de divulgação do evento.




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

2 comentários sobre "Mostra Lugar de Mulher é no Cinema tem filmes, formações e homenagem a Léa Garcia"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 9 =