Nostalgia cinéfila: a saudade dos cinemas de bairro é tema de livro

Obra de Audrey Duarte e André Azenha, “Santos, seus bairros, seus cinemas” resgata memória sobre salas de exibição que existiam nas vizinhanças. Projeto inclui palestra em escolas públicas


Com informações do Instituto Cinezen | De Santos (SP)

Houve um tempo, décadas atrás, que na vizinhança a gente encontrava padaria, farmácia, feira, mercado, banca de jornal… E cinema. Sim, em algumas cidades era possível assistir a um filme em uma sala de exibição, bem pertinho de caso.

Um resgate de memórias, afetivas principalmente, é o que propõe o livro “Santos, seus bairros, seus cinemas”, da publicitária Audrey Duarte e do jornalista André Azenha, pela Cinezen Edições Literárias.

A cidade do litoral de São Paulo foi, por sinal, uma das que proporcionalmente mais contavam com cinemas de bairro. Ainda hoje, a cidade é bem servida por salas de exibição cinematográfica, como registrou recentemente a Revista Intertelas (ver aqui).

Voltando ao livro, o lançamento será nesta sexta-feira, dia 28. Em um cinema, de rua – o Cine Roxy, o que restou da Cinelândia Santista, no Gonzaga, antes que os shoppings passassem a dominar o mercado de exibição cinematográfica.

Trata-se de uma obra “regada à nostalgia cinéfila”, como descreve texto de divulgação do lançamento.

O material continua:

Dois profissionais de comunicação, professores. Uma designer. Um jornalista. Dois amantes do cinema. Ela, enquanto designer e professora, também passou a ter o cinema como parte integrante de suas profissões. Com ele, o mesmo, na atuação como produtor cultural e crítico de cinema.

Audrey Duarte e André Azenha amam a experiência cinematográfica em suas várias possibilidades: do entretenimento à reflexão, da ida na companhia de pessoas queridas a ir ver filmes sozinhos.

A liturgia da experiência cinematográfica despertou neles também a paixão por Santos, sua ruas, seus bairros, suas pessoas.

E decidiram, no livro “Santos, Seus Bairros, Seus Cinemas” trazer um bom bocado deste amor à sétima arte e sua relação com a cidade onde cresceram, vivem e trabalham.

O livro terá seu lançamento com uma tarde de autógrafos no dia 28 de abril, sexta-feira, a partir das 16h, no Cine Café do Cine Roxy 5 (Av. Ana Costa, 443, Gonzaga).

PALESTRAS

O projeto, contemplado no 9º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes do Município de Santos (Facult), contará ainda com palestras em escolas públicas da cidade.

O livro, de caráter introdutório, conta com 76 páginas, miolo com papel offset 90 gramas e capa em papel cartão supremo 250 gramas. O valor é R$ 30.

“Santos, Seus Bairros, Seus Cinemas” não tem a pretensão de ser um registro histórico, afinal, não é feito por historiadores e nem segue os devidos métodos para poder ser considerado assim.

Nem é, também, um produto jornalístico na acepção do termo, por mais que seus autores venham da área de comunicação.

“Santos, Seus Bairros, Seus Cinemas” é regado à memória afetiva, nostalgia.

Uma nostalgia de pessoas que obviamente não viveram o início do século XX e muitas de suas décadas.

Porém, que amam o assunto e têm a vontade de trazê-lo à tona. Quem sabe é o início de um projeto maior, mais profundo, que abarque outras mídias e linguagens artísticas?

Para acompanhar novidades sobre como obter um exemplar, siga @institutocinezen.


Imagem em destaque: arte de divulgação do livro. Divulgação Instituto Cinezen




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 3 =