Os planos da nova gestão da EBC para a TV Brasil

Separação entre canal público e canal estatal, e investimento em programação infantil estão entre os objetivos, afirma o presidente da empresa, Hélio Doyle


Por Wagner de Alcântara Aragão, especial para a Revista Intertelas | De Niterói (RJ)

Em entrevista de quase uma hora ao programa Entre Vistas, da TVT, apresentado pelo jornalista Juca Kfouri, e que foi ao ar em 18 de maio último, o diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Hélio Doyle, detalhou os planos que a nova gestão tem para a TV Brasil.

E, do que ouvimos, as propostas agradam.

Por exemplo, resgatar o desmembramento que havia entre TV Brasil e TV NBR, quando a EBC foi criada, em 2007.

Um canal, a TV NBR, cuidava da cobertura da agenda governamental.

O outro, a TV Brasil, mantinha programação de caráter público e de emissora educativa.

Em 2019, quando o antigoverno se instalou, os dois canais passaram a ter a mesma programação – governamental. Apesar da resistência do corpo de empregados e de setores da sociedade civil, a programação educativa e pública da TV Brasil foi sendo descaracterizada, transformando-se em emissora estatal.

Com o desmembramento, a EBC deve resgatar – e aprimorar – a essência original da TV Brasil.

O outro canal, a antiga NBR, deverá se chamar “TV Gov”, conforme adiantou Hélio Doyle.

O diretor-presidente da EBC reiterou a importância de colocarmos em prática o princípio da complementaridade do sistema de radiodifusão aberta, estabelecido no artigo 223 da Constituição da República.

Ou seja, devemos ter estações de rádio e televisão comerciais, estatais e privadas.

A EBC vai garantir o canal estatal – para quem quiser (e tem esse direito) de acompanhar as ações do governo – e o público, a TV Brasil, para circular conteúdos plurais, diversos, que nem sempre encontram espaço nas emissoras comerciais (Globo, Record, SBT, Band, RedeTV!, Gazeta…).

Pluralidade de conteúdo – cinema, dramaturgia, jornalismo, entretenimento, esportes – e de pontos de vista. O discurso único de defesa às privatizações e de porta-voz do mercado financeiro, bem como de demonização dos movimentos sociais como o MST, recorrente nas emissoras privadas, vai ter na TV Brasil um foro de contraponto.

Porque é assim que se faz democracia: com uma Comunicação Social que reverbere os diferentes pontos de vista da sociedade, e não só aquelas opiniões que interessam a meia-dúzia de emissoras de televisão.

Também chamou a atenção a preocupação da nova gestão com programação infantil. A TV Brasil abre espaço significativo a atrações assim, preenchendo uma lacuna deixada pelas emissoras comerciais. Isso será mantido e aprimorado, segundo Doyle. “Programação infantil é mais que desenho animado”, defendeu.

Aqui, a entrevista completa:


Imagem em destaque: O jornalista Hélio Doyle, atual presidente da EBC. Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 8 =