Plano de Bioeconomia, um dos trunfos do Pará para a COP 30

Belém está confirmada como a sede da 30ª Edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em 2025; confira o que prevê a proposta


Com informações da Agência Pará | De Belém (PA) e Brasília (DF)

Belém, capital do Pará, será a sede da 30ª Edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), em 2025.

A informação foi confirmada na tarde da última sexta-feira, 26 de maio, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao governador do Estado, Helder Barbalho.

Esta será a primeira vez que uma cidade brasileira sedia o evento internacional, considerado um dos mais relevantes do mundo sobre o tema.

Um dos trunfos que o Pará apresenta para expor ao planeta possibilidades de desenvolvimento sustentável está um Plano de Bioeconomia, pioneiro no Brasil.

Tanto o governador, como secretários e técnicos da administração paraense têm procurado dialogar com instâncias federais e internacionais a fim de explicar em que consiste o projeto.

Só de abril para cá, o Governo do Pará expôs as propostas em encontros como:

no Reino Unido (“Lide Brazil Conference London);
em Portugal (“ODS na Prática”);
em Belém, com comitiva diplomática da Suíça;
em Brasília, com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

“O que nós estamos propondo”, frisa o governador Helder Barbalho, “é a transição para uma economia de baixo carbono e a conciliação com as economias já existentes, para que nós possamos conciliar a sustentabilidade ambiental, econômica e social”.

Ainda segundo o chefe do Executivo paraense, é preciso “pensar em um modelo que respeite a floresta, e que seja inclusivo ao olhar para as pessoas que precisam de oportunidade, de renda e emprego”.

O Plano de Bioeconomia do Pará (Planbio) foi lançado internacionalmente em dezembro último, durante a COP 27.

O plano tem 92 ações, e dois importantes pilares já estão em execução:

– o Parque Estadual de Bioeconomia, que será entregue em novembro de 2025, quando Belém sediar a COP 30;
– em no segundo semestre deste ano, a realização de leilões de chamamento para a concessão de florestas para restauro, estimulando a participação da iniciativa privada.

De acordo com o governador, ao ser signatário da ‘Race to Zero’, o Pará se propõe a zerar as emissões de carbono até o ano de 2036.

“Atualmente, a agenda climática paraense está debruçada na construção do seu Sistema Jurisdicional de REDD+, Pagamentos por serviços ambientais, Plano de Restauração da Vegetação Nativa e acompanhando as discussões sobre o mercado de carbono, a fim de tornar a floresta em pé uma nova commodity global”, enumera.


Imagem em destaque: Floresta Amazônica no Pará. Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 6 =