Comida boa, arte, emprego e renda: é a Feira da Reforma Agrária do MST

Evento vai de 11 a 14 de maio, em São Paulo, com acesso gratuito. São 1,2 mil feirantes participando; confira programação


Por Fernanda Alcântara, do Setor de Comunicação do MST | De São Paulo (SP)

Já saboreou ou conhece os produtos da reforma agrária produzidos pelos sem terra? Já foi a uma Feira Nacional do MST e voltou para casa com a sacola cheio de alimentos saudáveis e aquele gostinho de quero mais?

Esse momento está chegando novamente para a população da capital paulista e da região metropolitana de São Paulo.

De 11 a 14 de maio, o MST ocupa o centro da capital com a 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária, no Parque Água Branca.

A Feira oferece à população 500 toneladas de alimentos de 24 estados, produzidos pelas famílias sem terra nas cinco regiões do país.

Também apresenta a riqueza da cultura popular brasileira também nos sabores e na diversidade gastronômica regional de todas as grandes regiões do país, que será servido nos pratos da Culinária da Terra, com 95 opções de pratos, produzidos em 30 cozinhas instaladas no local.

AGROECOLOGIA

A maior parte dos produtos cultivados de forma agroecológica ou estão em processos de transição para a agroecologia.

Quem visitar o espaço terá acesso a uma diversidade de 1,5 mil itens de produtos diferenciados, comercializados por mais de 1,2 mil feirantes.

Além de trazer nos alimentos, produtos e debates uma perspectiva de cuidado com nossos biomas, preservando e regenerando o meio ambiente nos territórios da reforma agrária popular.

PROGRAMAÇÃO

O evento também conta com a realização de seminários, conferências e ação solidária com doação de 25 toneladas de alimentos, ao final da feira – contribuindo, assim, no combate à fome no país.

O trabalhador Diego Moreira, do setor de produção do MST, explica que durante a Feira a população terá contato com várias cadeias produtivas, organizadas desde os assentamentos, cooperativas até o processo de comercialização dos produtos de reforma agrária.

“Vamos perceber a presenças dos arrozes, em especial do nosso arroz orgânico, a diversidade dos feijões, que produzimos no Brasil todo. Também cadeias importantes, como o leite e derivados, os derivados da cana-de-açúcar, derivados de milho, os cafés, o cacau, a mandioca. Além dos in natura, produção de hortifrúti, a produção que no dia a dia vai pras feiras nos municípios, estados, vai pra alimentação escolar e pro mercado convencional”, ressalta.

Marcando também o início das comemorações rumo aos 40 anos do MST, a Feira sintetiza – por meio dos alimentos saudáveis, o preparo de alimentos livres de veneno, da cultura popular sem terra, entre outros elementos – o processo histórico de luta e os avanços na defesa da reforma agrária.

“A Feira da Reforma Agrária tem o objetivo de dialogar com a sociedade, mostrando por que a reforma agrária é uma necessidade estrutural para o país, em contraponto ao modelo do agronegócio, que ao priorizar a produção de commodities para exportação com muito agrotóxicos, com desmatamento e queimadas é responsável pela crise ambiental que vivemos e não tem condições de resolver o problema da fome no país”, afirma a integrante da organização do evento Bárbara Loureiro, do setor de produção do MST.

ARTISTAS

Além dos sabores, amoras e cores da terra repartida e da reforma agrária, mais de 200 artistas de todos os cantos do país vão se apresentar no evento, trazendo a importância da arte e da cultura popular como uma dimensão imprescindível dos trabalhadores/as sem terra.

Assim, apresentam-se no palco principal artistas como Zeca Baleiro, Alessandra Leão, Ivan Lobo, Jorge Aragão, Gaby Amarantos, Jhony Hooker, Escola de Samba Camisa Verde e Branco, Lenine, Larissa Luz, Liniker, Alzira Espíndola, Tulipa, Chico Cesar, entre outros e uma diversidade de grupos culturais.

OUTRAS PERSONALIDADES

Confirmaram presença também personalidades como os ministros Paulo Teixeira, Alexandre Padilha, Sônia Guajajara, Wellington Dias e Silvio Almeida; os governadores Elmano de Freitas (CE), Jerônimo Rodrigues (BA) e Fátima Bezerra (RN).

Ainda, os comunicadores Paulo Vieira, Gregório Duvivier, Chico Pinheiro e Giovanna Nader;  representantes de movimentos populares do campo e da cidade, centrais sindicais, partidos políticos progressistas e entidades parcerias.

Todos os detalhes da IV Feira Nacional da Reforma Agrária, do MST, está nesta página especial: <https://mst.org.br/especiais/feira-da-reforma-agraria-2023/>.


Imagem em destaque: arte de divulgação do evento. Fonte: MST




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 9 =