Em fevereiro, tem Carnaval. E reconstrução do Brasil

Primeiro mês de 2023, ano em que a Rede Macuco completa 18 de existência, chegando à maioridade, já foi. Temos desafios urgentes, à porta


Da Rede Macuco | De Brasília (DF), Goiânia (GO), Santos (SP) e Curitiba (PR)

A Rede Macuco retoma hoje, 1º de fevereiro, a atualização de seu blog. Dois mil e vinte e três é especial para este veículo de imprensa alternativa: chegamos à maioridade, completando 18 anos no ar.

Todo dia útil, uma notícia útil neste espaço. E nas redes sociais digitais, atualizações a todo momento.

Fevereiro de 2023 começa marcado pela reconstrução do Brasil.

Acompanhamos, in loco, a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro, na capital nacional.

Movimentos sociais presentes na posse de Lula. Foto: @waasantista

A festa foi bonita. Civilizada, artística, plural, popular, democrática.

E o sentimento geral foi este mesmo: um país para ser reconstruído. Direitos básicos reconquistados, políticas públicas fundamentais para serem resgatadas.

Ao mesmo tempo em que, com o novo governo empossado, a esperança voltava a tomar conta, chorávamos a partida de Rei Pelé.

Em Santos, no velório e por dias e semanas depois, as homenagens do povo estão por toda a parte.

Muita gente buscando o Museu Pelé, em Santos. Foto: @waasantista

Palavras de agradecimento estão entre as mais pronunciadas e estampadas nas reverências. Porque, antes de tudo, é isto mesmo: obrigado, Rei Pelé!

Se, em 2023, retomamos o curso democrático, há exatos 40 anos começava um movimento que buscava por fim definitivamente à ditadura vigente, exigindo eleições diretas para a Presidência da República.

Em 1983, em Goiânia nasciam as primeiras mobilizações que depois se espalhariam pelo Brasil.

Praça Cívica, Goiânia, em janeiro de 2023. Foto: @waasantista

No marco inicial, na Praça Cívica, a paisagem por enquanto retrata o Brasil do presente: o de que busca se reencontrar seu caminho. Por ora, nenhuma referência à efeméride.

Neste primeiro mês de 2023, a reconstrução começou de fato. Foi preciso, logo na largada, enfrentar uma tentativa de golpe, nos atentados de 8 de janeiro.

Também tem merecido prioridade lidar com efeitos drásticos dos retrocessos implementados a partir do golpe de 2016, intensificados no governo subsequente.

Entre eles, a fome, a crise humanitária na Terra Indígena Yanomami e os baixos índices de vacinação contra a covid-19 e outras doenças.

Mas, sem deixar de lado os sérios e urgentes desafios, este fevereiro será marcado também pela volta do Carnaval à sua época certa. A pandemia não acabou, contudo arrefeceu consideravelmente, e se em 2021 e 2022 não foi possível celebrar a data, agora em 2023 esse costume poderá ser retomado.

Por do Sol em janeiro de 2023, Ponta da Praia, Santos. Foto: @waasantista

Com segurança e precaução: infectologistas recomendam o uso de máscaras em locais fechados e em espaços com aglomerações. Respeitemos tais orientações.

E um ano, então, de muita esperança, força, saúde, paz e alegrias!


Imagem em destaque: Praça das Bandeiras, Praia do Gonzaga, Santos. Foto: @waasantista




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 5 =