Papel dos bancos públicos também é oferecer arte

Além de ampliar linhas de crédito, instituições como Banco do Brasil, Caixa, BNB e Basa mantêm espaços que podem constituir rede bastante capilar de difusão de obras e manifestações artísticas


Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Fortaleza (CE)

“Os bancos públicos existem para isto: financiar a evolução deste país.”

A afirmação é do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, feita quando ainda era candidato, em uma das entrevistas de maior repercussão do período eleitoral, concedida ao podcast Flow.

Nesse momento da conversa, repetido no horário eleitoral do rádio e da televisão, Lula explicava sua proposta de fomentar a economia criativa. Ideias, projetos, sonhos teriam linhas de crédito para sair do papel. “Vamos explorar a criatividade do povo brasileiro”, disse Lula.

“Mas, de onde virá o dinheiro?”, perguntou, como é de praxe, o apresentador, Igor Rodrigues Coelho. “Dos bancos públicos!”, de pronto exclamou Lula, citando que BNDES, Banco do Brasil, Caixa, Banco do Nordeste (BNB), Banco da Amazônia (Basa) devem servir ao desenvolvimento do Brasil.

Servir ao desenvolvimento do Brasil com linhas de crédito à agricultura familiar, à indústria, comércio e serviço. E à cultura também, incluindo nesse setor o que se convencionou denominar “economia criativa”.

GERAÇÃO DE EMPREGOS

A geração de empregos passa por atividades assim, argumentou o então candidato, comparando como o mundo do trabalho é bem diferente de quando Lula surgiu como líder sindical, mais de 40 anos atrás.

Bom, a julgar pelo que foram os dois governos de Lula, e o de Dilma Rousseff, é de se esperar sim uma revigorada no setor cultural. O que inclui um papel decisivo dos bancos públicos nessa área.

DIFUSÃO E CIRCULAÇÃO

Além de financiar a produção artística – financiar é a função primordial de um banco -, essas instituições também podem voltar a funcionar como pontos importantes de difusão e circulação de obras e espetáculos.

Todos esses bancos citados (BNDES, Banco do Brasil, Caixa, BNB, Basa) mantêm espaços e centros culturais em diversas cidades do Brasil.

É verdade que ainda muito concentrados em capitais, embora haja exceções importantes – como os centros culturais do BNB em Sousa, na Paraíba, e em Juazeiro do Norte, no Ceará.

Já desde o golpe de 2016, mas principalmente depois que o atual governo se apossou, esses espaços foram sendo esvaziados. Resistem ainda com programação diversificada e importante graças à abnegação dos quadros de tais instituições, e muito também pela articulação e mobilização da classe artística.

Os centros culturais do Banco do Brasil, Caixa, BNB, Basa; da Petrobras, Correios, Codevasf; e das universidades e outras instituições públicas podem constituir rede bastante capilar para exposições, espetáculos, shows musicais, encenações teatrais e exibições de filmes, principalmente das obras feitas por artistas locais e companhias e coletivos independentes. São, portanto, instrumento fundamental.


Imagem em destaque: Espaço Cultural do Banco do Nordeste em Fortaleza. Foto de Wagner de Alcântara Aragão




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 8 =