Regras eleitorais tiram do debate temas fundamentais

Por que só o imposto único aparece na televisão, e a jornada de trabalho de 30 horas semanais, não? Esta aí um dos pontos que mostram fragilidade do processo


Por Wagner de Alcântara Aragão, para o Brasil Debate | De São Paulo (SP)

Às vésperas do primeiro turno das eleições de 2022 e, conforme o previsto, grandes temas, importantes para o futuro da nação, ficaram à margem da agenda de discussões.

E isso se deve muito às regras de campanha, excludentes, na medida que não dão chances iguais a todas as candidaturas.

Quer um exemplo bem evidente?

Vimos, nestes 30 dias, a todo instante a candidata Soraya Thronicke (União Brasil, ex-DEM; por sua vez, ex-PFL) com espaço na televisão para defender sua proposta de imposto único.

E A JORNADA DE TRABALHO DE 30 HORAS?

No entanto, outra proposta, que impacta a imensa maioria da população, e mexe para valer na estrutura econômica, não pode ser sequer apresentada nos meios de comunicação de massa, muito menos discutida: a da jornada de trabalho de 30 horas semanais.

A jornada de 30 horas é defendida pelas candidatas Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU). Ambas não têm espaço na propaganda eleitoral gratuita.

O prejuízo não é só delas, e de suas candidaturas: é de toda sociedade, uma vez que suas bandeiras, suas propostas, não puderam ser conhecidas pelos eleitores. Nós tivemos tolhido o direito a saber quem propõe o que para o Brasil.

Essa exclusão não pode ser aceita, entendida como natural. Ora, só pelo fato de uma coligação não ter representantes no Congresso, ela não tem direito a alguns segundos no horário eleitoral do rádio e da televisão? Que critério esquisito é esse para estabelecer quem pode e quem não pode se comunicar com o povo por uma concessão pública, que é o sistema de radiodifusão aberta propriamente dito?

CANDIDATURAS EXCLUÍDAS

Tampouco elas puderam participar dos debates, sabatinas e entrevistas promovidos pelas emissoras. A legislação diz que esses eventos devem garantir espaço igual às candidaturas, porém, ao mesmo tempo, permite que candidaturas sejam ignoradas pelas emissoras. Só porque são de partidos nanicos? Só porque não pontuam em pesquisas? Que pluralidade é essa, que meritocracia promovida é essa que na largada já exclui uma parte dos postulantes?

Isso é inadmissível. Todo partido legalizado, toda candidatura deferida pela Justiça Eleitoral deveria ter direito a inserção no rádio e na televisão, independentemente de a legenda ter ou não bancada no Congresso, e do tamanho dessa bancada.

Excluir candidaturas do horário eleitoral é atacar o direito do cidadão de ter acesso mínimo a informações sobre essas candidaturas.

POR FIM À DESTRUIÇÃO

É verdade que chegamos a este pleito de 2022 com a democracia e o processo civilizatório no nosso país destroçados.

A urgência, a prioridade, é colocarmos fim nessa destruição.

A partir de 2023, a retomada e a reconstrução passam por uma série de setores. Não pode ficar de fora, e deve ser discutida oportunamente, a necessidade de termos processos eleitorais de fato plurais.


Imagem em destaque: estúdio do debate da Globo, na quinta, 29 de setembro, marcado pela baixaria promovida por um candidato que se diz padre. Enquanto isso, temas que mudam a vida do povo ficaram de fora. Foto: Divulgação Rede Globo




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 2 =