O mais antigo festival de teatro do Brasil volta aos palcos

Festa 64 ocorre de 1 a 7 de setembro, com 15 espetáculos e atividades formativas, em diversos espaços de Santos. Gratuito


Da LN Textos, assessoria de imprensa do Festa 64 | De Santos (SP)

Mais antigo festival de artes cênicas em atividade no país e Patrimônio Imaterial Cultural da Cidade de Santos, o Festival Santista de Teatro chega à 64ª edição (Festa 64).

Duas novidades: o retorno ao formato presencial e a volta a setembro, mês em que historicamente era comum sua realização.

O Festa 64 ocorre do dia 1º ao dia 7 e a programação – que inclui espetáculos e atividades formativas – é gratuita.

As atrações estão distribuídas em teatros e espaços públicos em diversas regiões da cidade litorânea paulista, inclusive na Zona Noroeste, e para público de todas as idades.

Os espetáculos estão divididos em duas mostras: Regional (da Baixada Santista) e Estadual (de quatro regiões de São Paulo).

O tema do Festa 64, ‘Democracia Antropofágica’, busca investigar os rumos da sociedade contemporânea diante dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, especialmente voltada para a complexidade dos desafios impostos por um novo território: o mundo digital.

“O humano do século XXI continua enfrentando divisões e guerras, mas o novo real se estabelece nesta nova dimensão de tempo e espaço, inclusive delimitada pelas mídias sociais: para lá também migraram a violência, a desigualdade, a injustiça, as afrontas e as ameaças à dignidade e à liberdade de expressão”, reflete o texto de apresentação elaborado pela organização do Festival.

HISTÓRIA DO FESTA

O Festival Santista de Teatro foi criado em 1958, e tem Pagu, a Patrícia Galvão, uma das protagonistas na fundação do evento.

Assim, o  Festa é o mais antigo festival de artes cênicas em atividade no Brasil.

Além disso, tem pelo menos dois grandes reconhecimentos oficiais: Ordem do Mérito Cultural, do governo brasileiro, e Patrimônio Imaterial Cultural de Santos.

Do Festa despontaram dramaturgos como Plínio Marcos e Carlos Alberto Soffredini.

O Festival também se posiciona historicamente ao propor o debate e a reflexão sobre as artes e políticas culturais.

Pelos seus palcos já passaram Cleyde Yáconis, Ney Latorraca, Sérgio Mamberti, Bete Mendes, Jandira Martini, Nuno Leal Maia e Alexandre Borges, entre outros.

O Festa 64 é uma realização do Movimento Teatral da Baixada Santista e da Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura de Santos, com o apoio do Sesc Santos.


Imagem em destaque: cena de ‘A superfantástica caixa de brinquedos’, da Companhia Teatral Cenicomania. Foto de divulgação




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 7 =